Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43648

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Rafaela-
dc.date.accessioned2022-04-01T16:02:16Z-
dc.date.available2022-04-01T16:02:16Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Rafaela. A história da matemática no ensino médio: um olhar sobre a história como aporte motivador na didatização acerca de uma coleção de livro didático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43648-
dc.description.abstractNesta pesquisa busca-se analisar a presença da História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio que são utilizados pela rede pública estadual de ensino em Toritama-PE. Logo, visamos identificar e analisar referências e inferências com relação à História da Matemática nos livros didáticos selecionados, e com isso refletir, a partir do material pesquisado, sobre as potencialidades didáticas das menções a História da Matemática. A justificativa da presente pesquisa foi fundamentada pela necessidade de criação de um contexto que introduza os conceitos matemáticos por meio da História da Matemática no qual haja uma concepção de problematização do conhecimento matemático que ultrapasse os aspectos meramente lógicos e epistemológicos da produção desse conhecimento. Nesse contexto utilizamos autores como: Miguel (1997); Fasanelli (2000); Grugnetti e Rogers (2000); Tzanakis e Arcavi (2000); Liu (2003); D’Ambrósio (2009). Como procedimento metodológico foi realizado um levantamento inicial dos autores que dissertam acerca da utilização da história da matemática no ensino e que abordam sobre as potencialidades didáticas das menções concernentes à História da Matemática. Em seguida, embasados na análise de conteúdo foram selecionadas as atividades presentes na coleção de livro didático de Matematica Do Ensino Médio que no momento da pesquisa era adotada por uma escola estadual na cidade de Toritama-PE. Buscamos nos livros didáticos o tipo e organização da informação histórica e paralelamente perceber quais as inferências entre a organização da informação histórica dos conteúdos matemáticos e as proposições das atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula. Constatou-se que a presença de Historia da Matemática nos livros observados fica entre torno de 2% a 4% nos três anos do ensino médio. Entre as poucas propostas observadas notou-se uma variedade de conceitos matemáticos e que muitas tais propostas envolvem diferentes estratégias de uso da História da Matemática, permeando aspecots como elucidação de por que, a elucidação do para que e de estrategia didática.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Históriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino médio – Recursos didáticospt_BR
dc.titleA história da matemática no ensino médio: um olhar sobre a história como aporte motivador na didatização acerca de uma coleção de livro didático.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to analyze the presence of the History of Mathematics in high school Mathematics textbooks that are used by the state public education system in Toritama-PE. Therefore, we aim to identify and analyze references and inferences regarding the History of Mathematics in selected textbooks, and thus reflect, from the researched material, on the didactic potential of the mentions of the History of Mathematics. The justification for this research was based on the need to create a context that introduces mathematical concepts through the History of Mathematics, in which there is a concept of problematizing mathematical knowledge that goes beyond the merely logical and epistemological aspects of the production of this knowledge. In this context we use authors such as: Miguel (1997); Fasanelli (2000); Grugnetti and Rogers (2000); Tzanakis and Arcavi (2000); Liu (2003); D'Ambrósio (2009). As a methodological procedure, an initial survey of authors who talk about the use of the history of mathematics in teaching and who address the didactic potential of mentions concerning the History of Mathematics was carried out. Then, based on content analysis, the activities present in the textbook collection of Mathematics of High School were selected, which at the time of the research was adopted by a state school in the city of Toritama-PE. We searched in textbooks for the type and organization of historical information and, at the same time, to understand the inferences between the organization of historical information of mathematical contents and the propositions of teaching and learning activities in the classroom. It was found that the presence of History of Mathematics in the books observed is between around 2% to 4% in the three years of high school. Among the few proposals observed, a variety of mathematical concepts was noted and that many such proposals involve different strategies for using the History of Mathematics, permeating aspects such as elucidating why, elucidating the why and didactic strategy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Maria Rafaela.pdf630,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons