Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43645
Compartilhe esta página
Título: | A história da matemática como recurso didático: uma análise das comunicações científicas apresentadas nos Encontros Nacionais de Educação Matemática. |
Autor(es): | SILVA, Marcílio Manoel da |
Palavras-chave: | Matemática - História; Publicações científicas; Ensino - Recursos didáticos; Encontro Nacional de Educação Matemática |
Data do documento: | 9-Abr-2021 |
Citação: | SILVA, Marcílio Manoel da. A história da matemática como recurso didático: uma análise das comunicações científicas apresentadas nos Encontros Nacionais de Educação Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O tema história no campo da Educação Matemática pode ser desenvolvido de diversas maneiras. Por exemplo, podemos encontrar estudos sobre história da Matemática; história da Álgebra; história de conceitos específicos, tipo, frações; história do ensino de Matemática; história da Educação Matemática; história da disciplina Matemática da Educação Básica. No presente trabalho optamos por focar, especificamente, na história da Matemática utilizada como recurso didático. Assim, nossa finalidade foi investigar como esse tema é desenvolvido a partir da produção cientifica publicada nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). Nosso estudo consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir do mapeamento das Comunicações Cientificas (CC) nos Anais dos ENEM’s. Identificamos um total de vinte e seis (26) CC que abordaram a História da Matemática como recurso didático, as quais foram categorizadas de acordo com a classificação proposta em Vianna (1995). Constatamos que a maior parte das CC foi respectiva à categoria ‘estratégia didática’. De maneira geral, tais trabalhos apresentavam propostas de desenvolvimento de conceitos matemáticos por meio da História da Matemática. Entretanto, pudemos observar estudos em outras categorias, como: informação e motivação, contudo, a categoria parte integrante do desenvolvimento do conteúdo (uso imbricado) não conteve trabalhos. Acreditamos que nossos resultados sinalizam a possibilidade de outros estudos/encaminhamentos que a pesquisa poderia tomar, como por exemplo: uma proposta de intervenção em sala de aula abordando um conceito matemático por meio da História da Matemática e, desse modo, observar qual influência desse recurso nas aulas de Matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43645 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Marcílio Manoel da.pdf | 647,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons