Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43645

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Marcílio Manoel da-
dc.date.accessioned2022-04-01T16:01:21Z-
dc.date.available2022-04-01T16:01:21Z-
dc.date.issued2021-04-09-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Marcílio Manoel da. A história da matemática como recurso didático: uma análise das comunicações científicas apresentadas nos Encontros Nacionais de Educação Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43645-
dc.description.abstractO tema história no campo da Educação Matemática pode ser desenvolvido de diversas maneiras. Por exemplo, podemos encontrar estudos sobre história da Matemática; história da Álgebra; história de conceitos específicos, tipo, frações; história do ensino de Matemática; história da Educação Matemática; história da disciplina Matemática da Educação Básica. No presente trabalho optamos por focar, especificamente, na história da Matemática utilizada como recurso didático. Assim, nossa finalidade foi investigar como esse tema é desenvolvido a partir da produção cientifica publicada nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). Nosso estudo consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir do mapeamento das Comunicações Cientificas (CC) nos Anais dos ENEM’s. Identificamos um total de vinte e seis (26) CC que abordaram a História da Matemática como recurso didático, as quais foram categorizadas de acordo com a classificação proposta em Vianna (1995). Constatamos que a maior parte das CC foi respectiva à categoria ‘estratégia didática’. De maneira geral, tais trabalhos apresentavam propostas de desenvolvimento de conceitos matemáticos por meio da História da Matemática. Entretanto, pudemos observar estudos em outras categorias, como: informação e motivação, contudo, a categoria parte integrante do desenvolvimento do conteúdo (uso imbricado) não conteve trabalhos. Acreditamos que nossos resultados sinalizam a possibilidade de outros estudos/encaminhamentos que a pesquisa poderia tomar, como por exemplo: uma proposta de intervenção em sala de aula abordando um conceito matemático por meio da História da Matemática e, desse modo, observar qual influência desse recurso nas aulas de Matemática.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectPublicações científicaspt_BR
dc.subjectEnsino - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.titleA história da matemática como recurso didático: uma análise das comunicações científicas apresentadas nos Encontros Nacionais de Educação Matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2510873936564788pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxThe theme of history in the field of Mathematics Education can be developed in several ways. For example, we can find studies on the history of mathematics; history of Algebra; history of specific concepts, type, fractions; history of mathematics teaching; history of Mathematical Education; history of Basic Education Mathematics. In the present work we chose to focus, specifically, on the history of mathematics used as a didactic resource. Thus, our purpose was to investigate how this theme is developed from the scientific production published in the National Encounters of Mathematical Education (ENEM). Our study consisted of a documentary research carried out based on the mapping of Scientific Communications (CC) in the Annals of ENEM’s. We identified a total of twenty-six (26) CC who approached the History of Mathematics as a didactic resource, which were categorized according to the classification proposed in Vianna (1995). We found that most of the CC were related to the ‘didactic strategy’ category. In general, such works presented proposals for the development of mathematical concepts through the History of Mathematics. However, we were able to observe studies in other categories, such as: information and motivation, however, the category an integral part of the development of content (imbricated use) did not contain works. We believe that our results signal the possibility of other studies / referrals that the research could take, such as: a proposal for intervention in the classroom addressing a mathematical concept through the History of Mathematics and, thus, observing which influence of this resource in math classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Marcílio Manoel da.pdf647,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons