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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43645

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Título: A história da matemática como recurso didático: uma análise das comunicações científicas apresentadas nos Encontros Nacionais de Educação Matemática.
Autor(es): SILVA, Marcílio Manoel da
Palavras-chave: Matemática - História; Publicações científicas; Ensino - Recursos didáticos; Encontro Nacional de Educação Matemática
Data do documento: 9-Abr-2021
Citação: SILVA, Marcílio Manoel da. A história da matemática como recurso didático: uma análise das comunicações científicas apresentadas nos Encontros Nacionais de Educação Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O tema história no campo da Educação Matemática pode ser desenvolvido de diversas maneiras. Por exemplo, podemos encontrar estudos sobre história da Matemática; história da Álgebra; história de conceitos específicos, tipo, frações; história do ensino de Matemática; história da Educação Matemática; história da disciplina Matemática da Educação Básica. No presente trabalho optamos por focar, especificamente, na história da Matemática utilizada como recurso didático. Assim, nossa finalidade foi investigar como esse tema é desenvolvido a partir da produção cientifica publicada nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). Nosso estudo consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir do mapeamento das Comunicações Cientificas (CC) nos Anais dos ENEM’s. Identificamos um total de vinte e seis (26) CC que abordaram a História da Matemática como recurso didático, as quais foram categorizadas de acordo com a classificação proposta em Vianna (1995). Constatamos que a maior parte das CC foi respectiva à categoria ‘estratégia didática’. De maneira geral, tais trabalhos apresentavam propostas de desenvolvimento de conceitos matemáticos por meio da História da Matemática. Entretanto, pudemos observar estudos em outras categorias, como: informação e motivação, contudo, a categoria parte integrante do desenvolvimento do conteúdo (uso imbricado) não conteve trabalhos. Acreditamos que nossos resultados sinalizam a possibilidade de outros estudos/encaminhamentos que a pesquisa poderia tomar, como por exemplo: uma proposta de intervenção em sala de aula abordando um conceito matemático por meio da História da Matemática e, desse modo, observar qual influência desse recurso nas aulas de Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43645
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