Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43641

Comparte esta pagina

Título : O desejo de ensinar matemática na visão de professores de uma cidade do Agreste Pernambucano.
Autor : SILVA, Luana Alves da
Palabras clave : Professores de matemática; Educação matemática; Subjetivação; Diferença (Filosofia); Interesse profissional
Fecha de publicación : 2-sep-2021
Citación : SILVA, Luana Alves da. O desejo de ensinar matemática na visão de professores de uma cidade do Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : É compreendido que a profissão de professor é bem desvalorizada financeiramente e profissionalmente, no entanto mesmo diante de pulsantes desafios é notável que muitos sujeitos ainda persistam em lutar pela docência e assim ingressam no curso de Licenciatura. É perceptível também, que existem professores que atuam na rede pública e/ ou privada que são subjetivados de maneiras diferentes a prosseguir ou abandonar a docência por inúmeros fatores. Diante disso, este trabalho objetivou perceber as subjetivações que levaram alguns sujeitos a desejar serem professores de matemática da Educação Básica de uma cidade do Agreste Pernambucano. Para tanto, tomamos como base os estudos de Deleuze (1994), e Guattari (2011) sobre a Filosofia da Diferença, a fim de conhecermos sua relação com o sujeito professor. Bem como trabalhamos com Queiroz (2015) e Pereira (2018) que nos ajudaram a entender quais os desejos desses professores pesquisados. Além disso, a pesquisa se circunscreve como sendo uma proposta de abordagem qualitativa, tendo um questionário composto por 11 questões para a produção de dados, em que foi aplicado a três professores de matemática da cidade que escolhemos para realizar o relatado estudo. E, tendo em vista que o processo de subjetivação é único de cada ser, nossa pesquisa conseguiu compreender os desejos e subjetivações que os sujeitos possuíam/possuem em relação a ser/estar professor de Matemática, sendo o gostar da disciplina a principal motivação, bem como os desafios e limitações que existem na presente forma de ensino, que é a fase remota.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43641
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Luana Alves da.pdf395,7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons