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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43641

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Luana Alves da-
dc.date.accessioned2022-04-01T15:59:38Z-
dc.date.available2022-04-01T15:59:38Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Luana Alves da. O desejo de ensinar matemática na visão de professores de uma cidade do Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43641-
dc.description.abstractÉ compreendido que a profissão de professor é bem desvalorizada financeiramente e profissionalmente, no entanto mesmo diante de pulsantes desafios é notável que muitos sujeitos ainda persistam em lutar pela docência e assim ingressam no curso de Licenciatura. É perceptível também, que existem professores que atuam na rede pública e/ ou privada que são subjetivados de maneiras diferentes a prosseguir ou abandonar a docência por inúmeros fatores. Diante disso, este trabalho objetivou perceber as subjetivações que levaram alguns sujeitos a desejar serem professores de matemática da Educação Básica de uma cidade do Agreste Pernambucano. Para tanto, tomamos como base os estudos de Deleuze (1994), e Guattari (2011) sobre a Filosofia da Diferença, a fim de conhecermos sua relação com o sujeito professor. Bem como trabalhamos com Queiroz (2015) e Pereira (2018) que nos ajudaram a entender quais os desejos desses professores pesquisados. Além disso, a pesquisa se circunscreve como sendo uma proposta de abordagem qualitativa, tendo um questionário composto por 11 questões para a produção de dados, em que foi aplicado a três professores de matemática da cidade que escolhemos para realizar o relatado estudo. E, tendo em vista que o processo de subjetivação é único de cada ser, nossa pesquisa conseguiu compreender os desejos e subjetivações que os sujeitos possuíam/possuem em relação a ser/estar professor de Matemática, sendo o gostar da disciplina a principal motivação, bem como os desafios e limitações que existem na presente forma de ensino, que é a fase remota.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectInteresse profissionalpt_BR
dc.titleO desejo de ensinar matemática na visão de professores de uma cidade do Agreste Pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2592484957405956pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxIt is understood that the teaching profession is undervalued financially and professionally, however, even in the face of pulsating challenges, it is remarkable that many people still persist in fighting for teaching and thus to enter in a Licenciature course. It is also notable that there are teachers who work in the public and/or private network who are subject to different ways of continuing or abandoning teaching due to numerous factors. Therefore, this work aimed to understand the subjectivations that led some people to wish to be mathematics teachers in Basic Education in a city in the Agreste region of Pernambuco. To do so, we have taken as a basis the studies by Deleuze (1994) and Guattari (2011) about the Philosophy of Difference, in order to know its relationship with the teacher subject. As well as working with Queiroz (2015) and Pereira (2018) who have helped us to understand the wishes of these surveyed teachers. In addition, the research is circumscribed as a proposal for a qualitative approach, having a questionnaire consisting of 11 questions for data collection, which was applied to three mathematics teachers in the city we have chosen to carry out the reported study. And, considering that the subjectivation process is unique to each people, our research was able to understand the desires and subjectivations that the subjects had/have in relation to being/being a Mathematics teacher, with liking the subject being the main motivation, as well as the challenges and limitations that exist in the present form of teaching, which is the remote phase.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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