Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43632

Compartilhe esta página

Título: Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior e seus benefícios durante o processo de formação em Matemática –Licenciatura: uma pesquisa bibliográfica.
Autor(es): SANTOS, Elba Cristina Rodrigues
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Ensino Superior; Aprendizagem ativa; Educação matemática; Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 24-Mai-2021
Citação: SANTOS, Elba Cristina Rodrigues. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior e seus benefícios durante o processo de formação em Matemática –Licenciatura: uma pesquisa bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: As Metodologias Ativas têm uma proposta de ensino inovadora. Buscam o total engajamento dos discentes nas aulas e tem o objetivo de transformá-los em protagonistas de seu próprio aprendizado. O referido trabalho é de cunho qualitativo e exploratório onde utiliza como procedimento uma revisão de literatura. Tem o objetivo de analisar os benefícios que a utilização das metodologias ativas de aprendizagem matemática traz para os alunos durante o processo de formação em matemática - licenciatura. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados os anais do evento de encontro de matemática o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o repositório de dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO), nos últimos cinco anos. Como resultados, o estudo aponta a relevância das pesquisas, destacando os benefícios das Metodologias Ativas no Ensino Superior de Matemática nos processos de ensino e aprendizagem. No entanto, observou-se uma enorme carência de realizações de pesquisas do trabalho-estudo dessa temática. Por fim, com este trabalho concluído, servirá para apontar a necessidade de novas pesquisas, surgindo assim uma indagação: por que será que essa é uma temática tão pouco investigada em eventos como o ENEM e a base de dados SCIELO que trabalham com questões tão emergentes?
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43632
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Elba Cristina Rodrigues.pdf543,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons