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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43632
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Elba Cristina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T15:55:12Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T15:55:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elba Cristina Rodrigues. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior e seus benefícios durante o processo de formação em Matemática –Licenciatura: uma pesquisa bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43632 | - |
dc.description.abstract | As Metodologias Ativas têm uma proposta de ensino inovadora. Buscam o total engajamento dos discentes nas aulas e tem o objetivo de transformá-los em protagonistas de seu próprio aprendizado. O referido trabalho é de cunho qualitativo e exploratório onde utiliza como procedimento uma revisão de literatura. Tem o objetivo de analisar os benefícios que a utilização das metodologias ativas de aprendizagem matemática traz para os alunos durante o processo de formação em matemática - licenciatura. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados os anais do evento de encontro de matemática o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o repositório de dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO), nos últimos cinco anos. Como resultados, o estudo aponta a relevância das pesquisas, destacando os benefícios das Metodologias Ativas no Ensino Superior de Matemática nos processos de ensino e aprendizagem. No entanto, observou-se uma enorme carência de realizações de pesquisas do trabalho-estudo dessa temática. Por fim, com este trabalho concluído, servirá para apontar a necessidade de novas pesquisas, surgindo assim uma indagação: por que será que essa é uma temática tão pouco investigada em eventos como o ENEM e a base de dados SCIELO que trabalham com questões tão emergentes? | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior e seus benefícios durante o processo de formação em Matemática –Licenciatura: uma pesquisa bibliográfica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | HENRIQUE, Marcos Luiz | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0694666122843258 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Active Methodologies have an innovative teaching proposal. They seek the total engagement of students in classes and have the objective of transforming them into protagonists of their own learning. This work is of a qualitative and exploratory nature, using a literature review as a procedure. It aims to analyze the benefits that the use of active mathematical learning methodologies brings to students during the process of training in mathematics - licentiate. The National Meeting on Mathematical Education (ENEM) and the data repository of the Scientific Electronic Library Online (SCIELO), in the last five years, were used as an instrument for data collection. As a result, the study points out the relevance of research, highlighting the benefits of Active Methodologies in Higher Education in Mathematics in the teaching and learning processes. However, there was a huge lack of research carried out on the study-work on this theme. Finally, with this work completed, it will serve to point out the need for new research, thus asking a question: why is this a topic so little investigated in events such as ENEM and the SCIELO database that work with such emerging issues? | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3103828419121683 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SANTOS, Elba Cristina Rodrigues.pdf | 543,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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