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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43632

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Elba Cristina Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-04-01T15:55:12Z-
dc.date.available2022-04-01T15:55:12Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Elba Cristina Rodrigues. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior e seus benefícios durante o processo de formação em Matemática –Licenciatura: uma pesquisa bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43632-
dc.description.abstractAs Metodologias Ativas têm uma proposta de ensino inovadora. Buscam o total engajamento dos discentes nas aulas e tem o objetivo de transformá-los em protagonistas de seu próprio aprendizado. O referido trabalho é de cunho qualitativo e exploratório onde utiliza como procedimento uma revisão de literatura. Tem o objetivo de analisar os benefícios que a utilização das metodologias ativas de aprendizagem matemática traz para os alunos durante o processo de formação em matemática - licenciatura. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados os anais do evento de encontro de matemática o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o repositório de dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO), nos últimos cinco anos. Como resultados, o estudo aponta a relevância das pesquisas, destacando os benefícios das Metodologias Ativas no Ensino Superior de Matemática nos processos de ensino e aprendizagem. No entanto, observou-se uma enorme carência de realizações de pesquisas do trabalho-estudo dessa temática. Por fim, com este trabalho concluído, servirá para apontar a necessidade de novas pesquisas, surgindo assim uma indagação: por que será que essa é uma temática tão pouco investigada em eventos como o ENEM e a base de dados SCIELO que trabalham com questões tão emergentes?pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleMetodologias ativas de aprendizagem no ensino superior e seus benefícios durante o processo de formação em Matemática –Licenciatura: uma pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coHENRIQUE, Marcos Luiz-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0694666122843258pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxActive Methodologies have an innovative teaching proposal. They seek the total engagement of students in classes and have the objective of transforming them into protagonists of their own learning. This work is of a qualitative and exploratory nature, using a literature review as a procedure. It aims to analyze the benefits that the use of active mathematical learning methodologies brings to students during the process of training in mathematics - licentiate. The National Meeting on Mathematical Education (ENEM) and the data repository of the Scientific Electronic Library Online (SCIELO), in the last five years, were used as an instrument for data collection. As a result, the study points out the relevance of research, highlighting the benefits of Active Methodologies in Higher Education in Mathematics in the teaching and learning processes. However, there was a huge lack of research carried out on the study-work on this theme. Finally, with this work completed, it will serve to point out the need for new research, thus asking a question: why is this a topic so little investigated in events such as ENEM and the SCIELO database that work with such emerging issues?pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3103828419121683pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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