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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43629

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Título: Formação de professores de matemática para a educação: descobertas do devir professor.
Autor(es): MORAIS FILHO, Antonio Andrade de
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Professores - Formação; Professores de matemática; Subjetivação
Data do documento: 27-Mai-2021
Citação: MORAIS FILHO, Antonio Andrade de. Formação de professores de matemática para a educação: descobertas do devir professor. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O contexto da matemática no ensino e graduação de professores, levanta indagações, que futuro espera a educação? Historicamente, a educação nacional foi marcada por épocas bu rocráticas. No entanto, não se debateu o protagonismo dos alunos/graduandos, em seus an seios subjetivos, inseridas no processo da educação. O tema do trabalho é “a formação de professores de matemática para a educação básica: Descobertas do devir professor”, a rele vância do tema, dialoga com a graduação/sujeito, se estendendo até educação básica. De problemática, “há espaço na graduação em Licenciatura em matemática, para se viven ciar/refletir o devir de estudantes/graduandos em sua carreira acadêmica”? É, com objetivo geral: Investigar o devir de professores de matemática em sua trajetória na Educação Supe rior. A pesquisa está embasada nas teorias da Filosofia da Diferença, em aspectos de devir, rizoma, discursos e agenciamentos, de teóricos Deleuze e Guattari (1995), Mansano (2009), Foucault (1970) e Queiroz (2015), expressando a multíplice intensidade do sujeito em suas interações. Os participantes foram nomeados por P1, P2, entrevistados no decurso do último período letivo da graduação em Licenciatura em Matemática é já lecionando na rede pública de ensino, ambos integrantes da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste-(CAA). A entrevista semiestruturada em Triviños (1987 apud MANZINI, 1995), sendo conduzida, por gravações e manuscritos das falas dos participantes, usando-se do pa recer cartográfico Queiroz (2013) e Gallo (2000) para uma convergência com a Filosofia da Educação, na análise das falas de P1, P2 e para os resultados Veiga-Neto (2003). O mover desmesurável (considerações finais), em Rolnik (1997). Os sujeitos analisados, experienci aram subjetivações, provenientes dos discursos durante a graduação de P1, P2 passaram por agenciamentos, afetando em seu devir.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43629
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