Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43629

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorMORAIS FILHO, Antonio Andrade de-
dc.date.accessioned2022-04-01T15:54:08Z-
dc.date.available2022-04-01T15:54:08Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationMORAIS FILHO, Antonio Andrade de. Formação de professores de matemática para a educação: descobertas do devir professor. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43629-
dc.description.abstractO contexto da matemática no ensino e graduação de professores, levanta indagações, que futuro espera a educação? Historicamente, a educação nacional foi marcada por épocas bu rocráticas. No entanto, não se debateu o protagonismo dos alunos/graduandos, em seus an seios subjetivos, inseridas no processo da educação. O tema do trabalho é “a formação de professores de matemática para a educação básica: Descobertas do devir professor”, a rele vância do tema, dialoga com a graduação/sujeito, se estendendo até educação básica. De problemática, “há espaço na graduação em Licenciatura em matemática, para se viven ciar/refletir o devir de estudantes/graduandos em sua carreira acadêmica”? É, com objetivo geral: Investigar o devir de professores de matemática em sua trajetória na Educação Supe rior. A pesquisa está embasada nas teorias da Filosofia da Diferença, em aspectos de devir, rizoma, discursos e agenciamentos, de teóricos Deleuze e Guattari (1995), Mansano (2009), Foucault (1970) e Queiroz (2015), expressando a multíplice intensidade do sujeito em suas interações. Os participantes foram nomeados por P1, P2, entrevistados no decurso do último período letivo da graduação em Licenciatura em Matemática é já lecionando na rede pública de ensino, ambos integrantes da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste-(CAA). A entrevista semiestruturada em Triviños (1987 apud MANZINI, 1995), sendo conduzida, por gravações e manuscritos das falas dos participantes, usando-se do pa recer cartográfico Queiroz (2013) e Gallo (2000) para uma convergência com a Filosofia da Educação, na análise das falas de P1, P2 e para os resultados Veiga-Neto (2003). O mover desmesurável (considerações finais), em Rolnik (1997). Os sujeitos analisados, experienci aram subjetivações, provenientes dos discursos durante a graduação de P1, P2 passaram por agenciamentos, afetando em seu devir.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores de matemática para a educação: descobertas do devir professor.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8075331974011366pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThe context of mathematics in teacher education and training raises questions, what future does education expect? Historically, national education has been marked by bureaucratic times. However, the role of students / undergraduates, in their subjective anxieties, inserted in the education process was not debated. The theme of the work is “the formation of math ematics teachers for basic education: Discoveries of the becoming teacher”, the relevance of the theme, dialogues with the undergraduate / subject, extending to basic education. Of prob lematic, "is there space in the undergraduate degree in mathematics, to experience / reflect the future of students / undergraduates in their academic career"? And, with a general objec tive: To investigate the future of mathematics teachers in their trajectory in Higher Educa tion. The research is based on the theories of the Philosophy of Difference, in aspects of becoming, rhizome, speeches and assemblies, by theorists Deleuze and Guattari (1995), Mansano (2009), Foucault (1970) and Queiroz (2015), expressing the multiple intensity of the subject in their interactions. The participants were nominated by P1, P2, interviewed during the last academic term of the undergraduate course in Mathematics and already teach ing in the public school system, both members of the Federal University of Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste- (CAA). The semi-structured interview in Triviños (1987 apud MANZINI, 1995), being conducted, through recordings and manuscripts of the speeches of the participants, using the cartographic opinion Queiroz (2013) and Gallo (2000) for a convergence with the Philosophy of Education, in analysis of the speeches of P1, P2 and for the results Veiga-Neto (2003). The immeasurable move (final considerations), in Rolnik (1997). The analyzed subjects, experienced subjectivations, coming from the speeches during the graduation of P1, P2 went through assemblies, affecting in their becoming.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MORAIS FILHO, Antonio Andrade de.pdf516,94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons