Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43568

Compartilhe esta página

Título: As relações dos alunos do ensino médio com a matemática: facilidades e dificuldades.
Autor(es): SANTOS, Joabe Gomes dos
Palavras-chave: Educação matemática; Ensino médio; Dificuldades de aprendizagem; Matemática – Estudo e ensino; Estudantes do ensino médio
Data do documento: 31-Ago-2021
Citação: SANTOS, Joabe Gomes dos. As relações dos alunos do ensino médio com a matemática: facilidades e dificuldades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A falta de afeição das pessoas pela matemática nos levou ao seguinte problema de pesquisa: a matemática é realmente algo tão complexo, que apenas alguns privilegiados conseguem aprendê-la? Essa pesquisa qualitativa tratou como objetivo geral as possíveis causas e motivações para esses alunos terem dificuldades e/ou facilidades com matemática, com foco em uma etapa educacional intermediária entre a fase infantil e adulta. O 1º ano do ensino médio, onde já se tem estigmas, estereótipos e preconceitos com relação à matemática, também já se tem uma maior maturidade para reconhecê-los e expressá-los, esses estereótipos, na maioria das vezes, perpetuam-se pelo resto da vida, de geração para geração. Espera-se com esse trabalho auxilie professores, estudantes, e ainda interessados na área, para melhor compreenderem a matemática aceitando-a melhor, sabido de sua importância para uma formação completa do ser humano. Cronologicamente a metodologia ocorreu: identificar uma escola pública estadual na cidade de Caruaru-PE, que foi Erem Padre Zacarias Tavares, elaborar e aplicar questionário através do Google Forms para as turmas do 1º ano do ensino médio; analisar as respostas ou dados do questionário, relacionados com o referencial teórico. Os resultados analisados confirmaram a diversidade das dificuldades em matemática, e sua relação com outras áreas do conhecimento. Pode-se gostar de matemática, e ainda ter dificuldades, assim como pode gostar de outras disciplinas também.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43568
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Joabe Gomes dos.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons