Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43568
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Joabe Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T16:05:36Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T16:05:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Joabe Gomes dos. As relações dos alunos do ensino médio com a matemática: facilidades e dificuldades. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43568 | - |
dc.description.abstract | A falta de afeição das pessoas pela matemática nos levou ao seguinte problema de pesquisa: a matemática é realmente algo tão complexo, que apenas alguns privilegiados conseguem aprendê-la? Essa pesquisa qualitativa tratou como objetivo geral as possíveis causas e motivações para esses alunos terem dificuldades e/ou facilidades com matemática, com foco em uma etapa educacional intermediária entre a fase infantil e adulta. O 1º ano do ensino médio, onde já se tem estigmas, estereótipos e preconceitos com relação à matemática, também já se tem uma maior maturidade para reconhecê-los e expressá-los, esses estereótipos, na maioria das vezes, perpetuam-se pelo resto da vida, de geração para geração. Espera-se com esse trabalho auxilie professores, estudantes, e ainda interessados na área, para melhor compreenderem a matemática aceitando-a melhor, sabido de sua importância para uma formação completa do ser humano. Cronologicamente a metodologia ocorreu: identificar uma escola pública estadual na cidade de Caruaru-PE, que foi Erem Padre Zacarias Tavares, elaborar e aplicar questionário através do Google Forms para as turmas do 1º ano do ensino médio; analisar as respostas ou dados do questionário, relacionados com o referencial teórico. Os resultados analisados confirmaram a diversidade das dificuldades em matemática, e sua relação com outras áreas do conhecimento. Pode-se gostar de matemática, e ainda ter dificuldades, assim como pode gostar de outras disciplinas também. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.title | As relações dos alunos do ensino médio com a matemática: facilidades e dificuldades. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9968876755559791 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | People's lack of affection for mathematics led us to the following research problem: is mathematics really something so complex that only a few privileged can learn it? This qualitative research had as a general objective the possible causes and motivations for these students to have difficulties and / or facilities with mathematics, focusing on the intermediate educational stage between childhood and adulthood. The 1st year of high school, where there are already stigmas , stereotypes and prejudices related to mathematics, there is also a greater maturity to recognize and express them, these stereotypes, most often, are perpetuated for the rest of life, from generation to generation. It is hoped that this work will help teachers, students, and still, other people who are interested in the area, to better understand the mathematics, accepting it better and known about its importance for a complete formation of human beings. Chronologically, the methodology occurred: identifying a state public school in the city of Caruaru-PE, which was Erem Padre Zacarias Tavares, developing and applying the questionnaire through Google forms for the 1st year of high school classes; analyze the answers or data from the questionnaire, related to the theoretical framework. The results confirm the diversity of difficulties in mathematics, and their relationship with other areas of knowledge. You can like math, and still have difficulties, as well as you can also like other subjects. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Joabe Gomes dos.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons