Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43562
Comparte esta pagina
Título : | Materiais didáticos no ensino da matemática para alunos autistas: uma revisão bibliográfica. |
Autor : | SILVA, Thais Gouveia Alves Lopes |
Palabras clave : | Educação inclusiva; Transtornos do espectro autista; Matemática – Estudo e ensino; Ensino e aprendizagem |
Fecha de publicación : | 27-nov-2020 |
Citación : | SILVA, Thais Gouveia Alves Lopes. Materiais didáticos no ensino da matemática para alunos autistas: uma revisão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Resumen : | A Educação inclusiva é uma prática que deve estar presente em todo e qualquer espaço social, principalmente na escola, visto que a educação é um direito garantido para todos. Sendo assim, o professor precisa estar em busca de formas de efetivar esta inclusão, o que, em nossa compreensão, pode ocorrer através da utilização de materiais didáticos na sala de aula. Diante do aumento quantitativo de alunos com Transtorno do Espectro Autista matriculados em classes comuns na Educação Básica no Brasil e em favor das leis que torna assegurada uma educação que os inclua, ressalta-se a necessidade de haver metodologias adequadas para este público. Desta forma, estes fatores provocaram o interesse em entender quais são as possíveis contribuições que os materiais didáticos apresentam no processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos autistas, e em produzir um trabalho de conclusão de curso com o objetivo de identificar estas contribuições aos que são alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico nos anais do ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática), dos anos de 2012 a 2019, em busca de trabalhos que apresentassem materiais didáticos que podem ser utilizados no ensino da Matemática para alunos autistas. Através de pesquisas nos anais destas publicações e da leitura dos textos, buscamos identificar os trabalhos produzidos e que atendiam aos interesses dessa investigação e das áreas a ela implicadas. A partir disto, fizemos uma análise dos trabalhos que traziam propostas com materiais didáticos e relato da aplicação destes, para o ensino de Matemática a alunos autistas. Encontramos apenas 2 trabalhos que estavam condizentes com os critérios de inclusão estabelecidos. Identificamos três tipos de materiais didáticos: os concretos manipuláveis, o filme e as ferramentas on-line. Apesar de poucos trabalhos analisados, os resultados apresentados por eles nos levaram a compreensão de que a utilização de materiais didáticos de uma forma que respeite as particularidades do aluno autista contribui para o ensino da Matemática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43562 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Thais Gouveia Alves Lopes.pdf | 862,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons