Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43562

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorSILVA, Thais Gouveia Alves Lopes-
dc.date.accessioned2022-03-28T15:20:33Z-
dc.date.available2022-03-28T15:20:33Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.date.submitted2022-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Thais Gouveia Alves Lopes. Materiais didáticos no ensino da matemática para alunos autistas: uma revisão bibliográfica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43562-
dc.description.abstractA Educação inclusiva é uma prática que deve estar presente em todo e qualquer espaço social, principalmente na escola, visto que a educação é um direito garantido para todos. Sendo assim, o professor precisa estar em busca de formas de efetivar esta inclusão, o que, em nossa compreensão, pode ocorrer através da utilização de materiais didáticos na sala de aula. Diante do aumento quantitativo de alunos com Transtorno do Espectro Autista matriculados em classes comuns na Educação Básica no Brasil e em favor das leis que torna assegurada uma educação que os inclua, ressalta-se a necessidade de haver metodologias adequadas para este público. Desta forma, estes fatores provocaram o interesse em entender quais são as possíveis contribuições que os materiais didáticos apresentam no processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos autistas, e em produzir um trabalho de conclusão de curso com o objetivo de identificar estas contribuições aos que são alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico nos anais do ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) e SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática), dos anos de 2012 a 2019, em busca de trabalhos que apresentassem materiais didáticos que podem ser utilizados no ensino da Matemática para alunos autistas. Através de pesquisas nos anais destas publicações e da leitura dos textos, buscamos identificar os trabalhos produzidos e que atendiam aos interesses dessa investigação e das áreas a ela implicadas. A partir disto, fizemos uma análise dos trabalhos que traziam propostas com materiais didáticos e relato da aplicação destes, para o ensino de Matemática a alunos autistas. Encontramos apenas 2 trabalhos que estavam condizentes com os critérios de inclusão estabelecidos. Identificamos três tipos de materiais didáticos: os concretos manipuláveis, o filme e as ferramentas on-line. Apesar de poucos trabalhos analisados, os resultados apresentados por eles nos levaram a compreensão de que a utilização de materiais didáticos de uma forma que respeite as particularidades do aluno autista contribui para o ensino da Matemática.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleMateriais didáticos no ensino da matemática para alunos autistas: uma revisão bibliográfica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8486282330247252pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxInclusive education is a practice that must be present in any and all social spaces, especially at school, since education is a guaranteed right for everyone. Therefore, the teacher needs to be looking for ways to effect this inclusion, which, in our understanding, can occur through the use of teaching materials in the classroom. In view of the quantitative increase in students with Autism Spectrum Disorder enrolled in common classes in Basic Education in Brazil and in favor of the laws that ensure an education that includes them, the need for adequate methodologies for this public is emphasized. In this way, these factors provoked an interest in understanding what are the possible contributions that didactic materials present in the teaching and learning process of Mathematics for autistic students, and in producing a final course work in order to identify these contributions to are students of the Final Years of Elementary School and / or High School. For this, we carried out a bibliographic survey in the annals of ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática) and SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática), from 2012 to 2019, in search of works that presented didactic materials that can be used in teaching mathematics to autistic students. Through research in the annals of these publications and reading the texts, we seek to identify the works produced and that met the interests of this investigation and the areas involved. From this, we made an analysis of the works that brought proposals with didactic materials and report of their application, for the teaching of Mathematics to autistic students. We found only 2 papers that were consistent with the established inclusion criteria. We have identified three types of teaching materials: the manipulable concretes, the film and the online tools. Despite few studies analyzed, the results presented by them led us to understand that the use of teaching materials in a way that respects the particularities of the autistic student contributes to the teaching of Mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Thais Gouveia Alves Lopes.pdf862,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons