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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43558
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Título: | Estratégias de preparação dos jovens para o mercado de trabalho durante a graduação em administração no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. |
Autor(es): | SANTOS, Flaviane Jerônimo dos |
Palavras-chave: | Avaliação de necessidades – Ensino – Metodologia; Pesquisa educacional; Extensão universitária; Ensino superior – Administração – Universidade Federal de Pernambuco; Mercado de trabalho – Pernambuco – Agreste |
Data do documento: | 21-Dez-2021 |
Citação: | SANTOS, Flaviane Jerônimo dos. Estratégias de preparação dos jovens para o mercado de trabalho durante a graduação em administração no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | As transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas nos últimos anos geraram impactos consideráveis no mercado de trabalho, aumentando a exigência por profissionais mais qualificados e com variadas habilidades. Por conta dessas exigências que demandam maior nível de escolaridade, experiência na função, domínio pleno na área de formação e outras capacitações, no Brasil, tanto a expansão do ensino superior como às mudanças no mundo do trabalho modificaram o contexto do processo de inserção profissional dos jovens universitários. O papel que a intervenção da instituição de ensino pode ter nesse momento, através do desenvolvimento de projetos, eventos e pesquisas ligando a teoria e a prática mercadológica, faz total diferença na configuração de um perfil profissional preparado para atingir o esperado pelo mercado. Diante desse contexto, o presente trabalho objetiva analisar as estratégias de preparação adotadas pelos jovens durante a graduação em Administração no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), considerando os mecanismos que a instituição de ensino oferece a favor de suas escolhas profissionais e o contexto trabalhista do Agreste Pernambucano. Para tanto, a abordagem metodológica utilizou-se de entrevistas semiestruturadas do tipo qualitativo, realizadas com os coordenadores dos pilares de Pesquisa e Extensão e do curso de Administração e alguns estudantes e egressa com experiências trabalhistas, que serviram como aporte para a elaboração de questionários eletrônicos do tipo quantitativo, destinados aos jovens administradores universitários matriculados a partir do quinto período do curso, nos turnos diurno e noturno. Os resultados encontrados demonstram que os jovens universitários são ativos na participação dos mecanismos presentes na universidade, mas não em sua maioria devido às ressalvas e dificuldades evidenciadas, especialmente considerando sua inserção no mercado de trabalho. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43558 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
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