Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43558

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Denise Clementino de-
dc.contributor.authorSANTOS, Flaviane Jerônimo dos-
dc.date.accessioned2022-03-28T15:18:53Z-
dc.date.available2022-03-28T15:18:53Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2022-03-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Flaviane Jerônimo dos. Estratégias de preparação dos jovens para o mercado de trabalho durante a graduação em administração no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43558-
dc.description.abstractAs transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas nos últimos anos geraram impactos consideráveis no mercado de trabalho, aumentando a exigência por profissionais mais qualificados e com variadas habilidades. Por conta dessas exigências que demandam maior nível de escolaridade, experiência na função, domínio pleno na área de formação e outras capacitações, no Brasil, tanto a expansão do ensino superior como às mudanças no mundo do trabalho modificaram o contexto do processo de inserção profissional dos jovens universitários. O papel que a intervenção da instituição de ensino pode ter nesse momento, através do desenvolvimento de projetos, eventos e pesquisas ligando a teoria e a prática mercadológica, faz total diferença na configuração de um perfil profissional preparado para atingir o esperado pelo mercado. Diante desse contexto, o presente trabalho objetiva analisar as estratégias de preparação adotadas pelos jovens durante a graduação em Administração no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), considerando os mecanismos que a instituição de ensino oferece a favor de suas escolhas profissionais e o contexto trabalhista do Agreste Pernambucano. Para tanto, a abordagem metodológica utilizou-se de entrevistas semiestruturadas do tipo qualitativo, realizadas com os coordenadores dos pilares de Pesquisa e Extensão e do curso de Administração e alguns estudantes e egressa com experiências trabalhistas, que serviram como aporte para a elaboração de questionários eletrônicos do tipo quantitativo, destinados aos jovens administradores universitários matriculados a partir do quinto período do curso, nos turnos diurno e noturno. Os resultados encontrados demonstram que os jovens universitários são ativos na participação dos mecanismos presentes na universidade, mas não em sua maioria devido às ressalvas e dificuldades evidenciadas, especialmente considerando sua inserção no mercado de trabalho.pt_BR
dc.format.extent113p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação de necessidades – Ensino – Metodologiapt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superior – Administração – Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectMercado de trabalho – Pernambuco – Agrestept_BR
dc.titleEstratégias de preparação dos jovens para o mercado de trabalho durante a graduação em administração no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4352409675419441pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3730642495177703pt_BR
dc.description.abstractxThe economic, political and social transformations that have taken place in recent years have generated considerable impacts on the labor market, increasing the demand for more qualified professionals with varied abilities. Because of these requirements that demand a higher level of education, experience in the job, full mastery in the area of training and other skills, in Brazil, both the expansion of higher education and changes in the world of work have changed the context of the process of professional insertion of young university students. The role that the intervention of the educational institution can play at this time, through the development of projects, events and research linking market theory and practice, makes a total difference in the configuration of a professional profile prepared to achieve what the market expects. Given this context, this study aims to analyze the preparation strategies adopted by young people during their graduation in Administration at the Academic Center of Agreste (CAA) of the Federal University of Pernambuco (UFPE), considering the mechanisms that the educational institution offers in favor of their professional choices and the work context of the Agreste Pernambucano region. Therefore, the methodological approach used semi structured qualitative interviews, carried out with the coordinators of the Research and Extension pillars and of the Administration course and some students and graduates with work experiences, which served as input for the preparation of electronic questionnaires of the quantitative type, aimed at young university administrators enrolled from the fifth period of the course onwards, in the day and night shifts. The results found show that young university students are active in participating in the mechanisms present at the university, but not mostly due to the reservations and difficulties highlighted, especially considering their insertion in the labor market.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Flaviane Jerônimo dos.pdf2,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons