Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43546

Share on

Title: A formação dos professores de matemática e a inclusão escolar.
Authors: SILVA, Eliane Malheiro da
Keywords: Matemática – Estudo e ensino; Inclusão escolar; Professores – Formação; Professores de matemática
Issue Date: 2-Dec-2019
Citation: SILVA, Eliane Malheiro da. A formação dos professores de matemática e a inclusão escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo identificar as disciplinas que abordam a inclusão escolar e as práticas específicas sobre o ensino de Matemática aos alunos com necessidades educacionais especiais em cursos de licenciaturas de Matemática de Universidades Federais Brasileiras. Para isto, foi feito um levantamento de leis que tratam da inclusão e pareceres sobre a formação do professor de Matemática. Analisamos os sites das Universidades Federais ao longo das cinco regiões brasileiras e os seus documentos dos cursos. A disciplina que se destacou em todos os cursos foi a Língua Brasileira de Sinais e, mesmo com leis e documentos oficiais que orientam como deve ser organizado os cursos de licenciaturas no país, foi observado nos cursos analisados que as orientações estão distantes da realidade, que poucas disciplinas que tratam da inclusão estão presentes nos cursos de formação de professores e as disciplinas que estão, nem todas são obrigatórias, elas são eletivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43546
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Eliane Malheiro da.pdf695,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons