Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43546
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SILVA, Eliane Malheiro da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T15:15:09Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T15:15:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eliane Malheiro da. A formação dos professores de matemática e a inclusão escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43546 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo identificar as disciplinas que abordam a inclusão escolar e as práticas específicas sobre o ensino de Matemática aos alunos com necessidades educacionais especiais em cursos de licenciaturas de Matemática de Universidades Federais Brasileiras. Para isto, foi feito um levantamento de leis que tratam da inclusão e pareceres sobre a formação do professor de Matemática. Analisamos os sites das Universidades Federais ao longo das cinco regiões brasileiras e os seus documentos dos cursos. A disciplina que se destacou em todos os cursos foi a Língua Brasileira de Sinais e, mesmo com leis e documentos oficiais que orientam como deve ser organizado os cursos de licenciaturas no país, foi observado nos cursos analisados que as orientações estão distantes da realidade, que poucas disciplinas que tratam da inclusão estão presentes nos cursos de formação de professores e as disciplinas que estão, nem todas são obrigatórias, elas são eletivas. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.title | A formação dos professores de matemática e a inclusão escolar. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3743332673265202 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to identify the subjects that address school inclusion and specific practices on teaching mathematics to students with special educational needs in undergraduate mathematics courses of Brazilian Federal Universities. For this, it was made a survey of laws that deal with the inclusion and opinions about the formation of the Mathematics teacher. We analyzed Federal Universities throughout the five Brazilian regions and their course documents. The discipline that stood out in all the courses was the Brazilian Sign Language and, even with laws and official documents that guide how the undergraduate courses should be organized in the country, it was observed in the analyzed courses that the guidelines are far from reality, which few subjects dealing with inclusion are present in the training courses and those that are not all are compulsory. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Eliane Malheiro da.pdf | 695,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons