Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43543
Compartilhe esta página
Título: | Dificuldade na aprendizagem de física e conhecimentos matemáticos: a importância de uma relação interdisciplinar no ensino médio. |
Autor(es): | FERREIRA, Rafaela Cícera |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino; Matemática – Estudo e ensino; Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Aprendizagem |
Data do documento: | 17-Ago-2018 |
Citação: | FERREIRA, Rafaela Cícera. Dificuldade na aprendizagem de física e conhecimentos matemáticos: a importância de uma relação interdisciplinar no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | A física utiliza a matemática como linguagem para a veracidade de suas leis, tornando-a importante na aprendizagem de seus conceitos. Assim, essa pesquisa tem como objetivo investigar/analisar a importância da matemática na aprendizagem de física. Para efetivação desta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com a intenção de compreender e interpretar os dados coletados a partir do contato direto com a situação analisada, tomando-se como referência o levantamento de dados feito por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Para fundamentar nossos debates refletimos sobre as principais dificuldades que podem ser encontradas para o ensino e aprendizagem de física e uma reflexão interdisciplinar. Tendo como aportes teóricos: Freire (1986; 2014), Romanowski (2006), Veiga (2006), Castanho (2006), Carvalho (1994), Rabelo (2002), Piletti (1998), Rosamund (2009), Ribeiro e Koch (1998), Giancaterino (2009), Ludke (1986) e Bardin (2011). No âmbito dessa pesquisa foi possível identificar como as questões relacionadas a matemática pode comprometer o processo de ensino e aprendizagem/entendimento dos conceitos de física. Nos possibilitando algumas conclusões como o quanto é necessário, portanto, que se rompa o ensino fragmentado dessas disciplinas e que exista uma relação entre a física e a matemática, tendo assim, interdisciplinaridade entre elas, principalmente compreendendo que não existe saber inferior ou saber superior. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43543 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA, Rafaela Cicera.pdf | 434,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons