Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43543

Comparte esta pagina

Título : Dificuldade na aprendizagem de física e conhecimentos matemáticos: a importância de uma relação interdisciplinar no ensino médio.
Autor : FERREIRA, Rafaela Cícera
Palabras clave : Física - Estudo e ensino; Matemática – Estudo e ensino; Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Aprendizagem
Fecha de publicación : 17-ago-2018
Citación : FERREIRA, Rafaela Cícera. Dificuldade na aprendizagem de física e conhecimentos matemáticos: a importância de uma relação interdisciplinar no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : A física utiliza a matemática como linguagem para a veracidade de suas leis, tornando-a importante na aprendizagem de seus conceitos. Assim, essa pesquisa tem como objetivo investigar/analisar a importância da matemática na aprendizagem de física. Para efetivação desta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com a intenção de compreender e interpretar os dados coletados a partir do contato direto com a situação analisada, tomando-se como referência o levantamento de dados feito por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Para fundamentar nossos debates refletimos sobre as principais dificuldades que podem ser encontradas para o ensino e aprendizagem de física e uma reflexão interdisciplinar. Tendo como aportes teóricos: Freire (1986; 2014), Romanowski (2006), Veiga (2006), Castanho (2006), Carvalho (1994), Rabelo (2002), Piletti (1998), Rosamund (2009), Ribeiro e Koch (1998), Giancaterino (2009), Ludke (1986) e Bardin (2011). No âmbito dessa pesquisa foi possível identificar como as questões relacionadas a matemática pode comprometer o processo de ensino e aprendizagem/entendimento dos conceitos de física. Nos possibilitando algumas conclusões como o quanto é necessário, portanto, que se rompa o ensino fragmentado dessas disciplinas e que exista uma relação entre a física e a matemática, tendo assim, interdisciplinaridade entre elas, principalmente compreendendo que não existe saber inferior ou saber superior.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43543
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERREIRA, Rafaela Cicera.pdf434,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons