Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43543

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorFERREIRA, Rafaela Cícera-
dc.date.accessioned2022-03-25T21:21:17Z-
dc.date.available2022-03-25T21:21:17Z-
dc.date.issued2018-08-17-
dc.date.submitted2022-03-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rafaela Cícera. Dificuldade na aprendizagem de física e conhecimentos matemáticos: a importância de uma relação interdisciplinar no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43543-
dc.description.abstractA física utiliza a matemática como linguagem para a veracidade de suas leis, tornando-a importante na aprendizagem de seus conceitos. Assim, essa pesquisa tem como objetivo investigar/analisar a importância da matemática na aprendizagem de física. Para efetivação desta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com a intenção de compreender e interpretar os dados coletados a partir do contato direto com a situação analisada, tomando-se como referência o levantamento de dados feito por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Para fundamentar nossos debates refletimos sobre as principais dificuldades que podem ser encontradas para o ensino e aprendizagem de física e uma reflexão interdisciplinar. Tendo como aportes teóricos: Freire (1986; 2014), Romanowski (2006), Veiga (2006), Castanho (2006), Carvalho (1994), Rabelo (2002), Piletti (1998), Rosamund (2009), Ribeiro e Koch (1998), Giancaterino (2009), Ludke (1986) e Bardin (2011). No âmbito dessa pesquisa foi possível identificar como as questões relacionadas a matemática pode comprometer o processo de ensino e aprendizagem/entendimento dos conceitos de física. Nos possibilitando algumas conclusões como o quanto é necessário, portanto, que se rompa o ensino fragmentado dessas disciplinas e que exista uma relação entre a física e a matemática, tendo assim, interdisciplinaridade entre elas, principalmente compreendendo que não existe saber inferior ou saber superior.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDificuldade na aprendizagem de física e conhecimentos matemáticos: a importância de uma relação interdisciplinar no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3297430331049020pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxPhysics uses mathematics as a language for the veracity of its laws, making it important in learning its concepts. Thus, this research aims to investigate/analyze the importance of mathematics in physics learning. For the purpose of this research, the qualitative approach to research was used, with the intention of understanding and interpreting the data collected from the direct contact with the analyzed situation, taking as reference the data collection done by means of Questionnaire and a substructured interview. To substantiate our debates we reflect on the main difficulties that can be found for the teaching and learning of physics and an interdisciplinary reflection. Having as theoretical contributions: Freire (1986; 2014), Romanowski (2006), Veiga (2006), Castanho (2006), Carvalho (1994), Rabelo (2002), Piletti (1998), Rosamund (2009), Ribeiro & Koch (1998), Giancaterino (2009), Ludke (1986) and Bardin (2011). In the scope of this research it was possible to identify how the questions related to mathematics can compromise the process of teaching and learning/understanding the concepts of physics. It allows us to draw some conclusions such as how much it is necessary, therefore, to break the fragmented teaching of these disciplines and to have a relation between physics and mathematics, thus having, interdisciplinarity between them, mainly understanding that there isn’t inferior knowledge or superior knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERREIRA, Rafaela Cicera.pdf434,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons