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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43383

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Título: Experiências de estudantes gays e pobres da UFPE/CAA diante a emergência de discursos neoconservadores no contexto educacional brasileiro.
Autor(es): BRITO, Robson José de Oliveira
Palavras-chave: Ensino Superior - Brasil; Conservantismo - Educação; Estudantes pobres - Estudo e ensino (Superior); Homossexuais - Estudo e ensino (Superior); Currículos; Estudantes - Experiências
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: BRITO, Robson José de Oliveira. Experiências de estudantes gays e pobres da UFPE/CAA diante a emergência de discursos neoconservadores no contexto educacional brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Na primeira década do século XXI, o Brasil implementou uma série de políticas de inclusão social nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A democratização e interiorização do ensino superior por meio da abertura de novos campi em todo o País aumentou os números de cursos e matrículas nas universidades públicas e criou políticas públicas de assistência estudantil fundamentais para a manutenção e permanência da diversidade de estudantes. Na atualidade, entretanto, percebemos a tentativa de desmonte dessas políticas através de movimentos pautados em lógicas neoliberais e em princípios nazistas. Nesse trabalho analisamos as experiências de estudantes universitários gays e pobres do Centro Acadêmico do Agreste frente à emergência de discursos neoconservadores no contexto educacional brasileiro. Elencamos como objetivos específicos: 1) identificar o que estes estudantes pensam sobre o conservadorismo; 2) compreender como percebem as implicações desse novo contexto em suas vidas (pessoal e acadêmica); 3) identificar as mudanças que ocorreram em suas experiências escolares na graduação no que se refere à produtividade acadêmica e à construção de novos conhecimentos. A metodologia está ancorada na perspectiva pós-estruturalista de pesquisa. Para a construção do corpus trabalhamos com entrevistas em profundidade com jovens estudantes gays e pobres da UFPE/CAA. Os resultados, desse estudo exploratório, indicam que alguns estudantes foram afetados pelas mudanças da nova conjuntura política que tenta cercear a liberdade de expressão e propagar o medo dentro da instituição superior pesquisada. Aproximações e afastamentos de amigos, fortalecimento das relações familiares, cuidado e vigilância em espaços públicos também surgem como aspectos relevantes. A produtividade acadêmica foi afetada por fatores emocionais e econômicos, como a redução do número de bolsas e auxílios. Também foram relatadas dificuldade de trabalho em escolas devido à LGBTfobia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43383
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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