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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de-
dc.contributor.authorBRITO, Robson José de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-03-15T19:37:24Z-
dc.date.available2022-03-15T19:37:24Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-03-15-
dc.identifier.citationBRITO, Robson José de Oliveira. Experiências de estudantes gays e pobres da UFPE/CAA diante a emergência de discursos neoconservadores no contexto educacional brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43383-
dc.description.abstractNa primeira década do século XXI, o Brasil implementou uma série de políticas de inclusão social nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A democratização e interiorização do ensino superior por meio da abertura de novos campi em todo o País aumentou os números de cursos e matrículas nas universidades públicas e criou políticas públicas de assistência estudantil fundamentais para a manutenção e permanência da diversidade de estudantes. Na atualidade, entretanto, percebemos a tentativa de desmonte dessas políticas através de movimentos pautados em lógicas neoliberais e em princípios nazistas. Nesse trabalho analisamos as experiências de estudantes universitários gays e pobres do Centro Acadêmico do Agreste frente à emergência de discursos neoconservadores no contexto educacional brasileiro. Elencamos como objetivos específicos: 1) identificar o que estes estudantes pensam sobre o conservadorismo; 2) compreender como percebem as implicações desse novo contexto em suas vidas (pessoal e acadêmica); 3) identificar as mudanças que ocorreram em suas experiências escolares na graduação no que se refere à produtividade acadêmica e à construção de novos conhecimentos. A metodologia está ancorada na perspectiva pós-estruturalista de pesquisa. Para a construção do corpus trabalhamos com entrevistas em profundidade com jovens estudantes gays e pobres da UFPE/CAA. Os resultados, desse estudo exploratório, indicam que alguns estudantes foram afetados pelas mudanças da nova conjuntura política que tenta cercear a liberdade de expressão e propagar o medo dentro da instituição superior pesquisada. Aproximações e afastamentos de amigos, fortalecimento das relações familiares, cuidado e vigilância em espaços públicos também surgem como aspectos relevantes. A produtividade acadêmica foi afetada por fatores emocionais e econômicos, como a redução do número de bolsas e auxílios. Também foram relatadas dificuldade de trabalho em escolas devido à LGBTfobiapt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Superior - Brasilpt_BR
dc.subjectConservantismo - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes pobres - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectHomossexuais - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEstudantes - Experiênciaspt_BR
dc.titleExperiências de estudantes gays e pobres da UFPE/CAA diante a emergência de discursos neoconservadores no contexto educacional brasileiro.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3182944941481853pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6160820352802922pt_BR
dc.description.abstractxIn the first decade of the 21st century, Brazil implemented a series of social inclusion policies in the Federal Institutions of Higher Education (IFES). The democratization and internalization of higher education through the opening of new campuses across the country increased the number of courses and enrollments at public universities and created public student assistance policies that are fundamental for maintaining and maintaining the diversity of students. Currently, however, we perceive the attempt to dismantle these policies through movements based on neoliberal logic and Nazi principles. In this work we analyze the experiences of gay and poor university students from the Centro Academico do Agreste in the face of the emergence of neoconservative discourses in the Brazilian educational context. We list as specific objectives: 1) to identify what these students think about conservatism; 2) understand how they perceive the implications of this new context in their lives (personal and academic); 3) to identify the changes that have occurred in their school experiences at graduation with regard to academic productivity and the construction of new knowledge. The methodology is anchored in the post-structuralist research perspective. For the construction of the corpus we work with in-depth interviews with young gay and poor students from UFPE / CAA. The results of this exploratory study indicate that some students were affected by the changes in the new political situation that tries to curtail freedom of expression and spread fear within the researched higher institution. Approaches and distances from friends, strengthening family relationships, care and surveillance in public spaces also appear as relevant aspects. Academic productivity was affected by emotional and economic factors, such as the reduction in the number of scholarships and grants. School work difficulties due to LGBTphobia have also been reported.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4171-4360pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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