Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43350

Compartilhe esta página

Título: Análise da proposta de ensino de Óptica do professor Eder Pires de Camargo para alunos com deficiência visual do ensino médio.
Autor(es): MELO, Jackson Moreira Lima de
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino; Pessoas com deficiência visual; Óptica - Estudo e ensino
Data do documento: 17-Mai-2021
Citação: MELO, Jackson Moreira Lima de. Análise da proposta de ensino de Óptica do professor Eder Pires de Camargo para alunos com deficiência visual do ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Nesta pesquisa analisamos a proposta de ensino de Óptica do Professor Eder Pires de Camargo para alunos com deficiência visual, por meio de documentos, como alguns artigos e o livro “Ensino de Óptica para alunos cegos: possibilidades”, publicados por Camargo. Procurou-se compreender quais eram os padrões de sua proposta, considerando as abordagens conceituais e metodológicas. Este trabalho teve como fundamentação teórica os estudos de Vigotski sobre defectologia, os quais contribuíram para compreender o contexto que permeia a deficiência visual, entendendo que a deficiência não está relacionada ao mecanismo puramente biológico, mas, principalmente, ao contexto social. Posteriormente, comparamos as habilidades trabalhadas com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), buscando identificar o desenvolvimento psíquico dos alunos com os parâmetros estabelecidos. E, assim, observamos a relevância da proposta do Professor Eder Pires de Camargo para o ensino de Óptica para todos os alunos, com e sem deficiência. Pois, tal proposta de ensino estabelece caminhos alternativos, por meio dos aspectos comunicativos e os artefatos, chamadas de maquetes tátil-visuais, possibilitando, o desenvolvimento psíquico e o acesso a informações, aparentemente, restritas ao campo visual. E, concluímos que os PCN+ para o ensino de Óptica para alguém com deficiência visual mostrou-se insuficiente, por não possibilitar caminhos alternativos e acessíveis, enquanto a proposta de ensino analisada mostra-se uma possibilidade interessante para os alunos cegos alcançarem certos objetivos de aprendizagens definidos nos parâmetros nacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43350
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Jackson Moreira Lima de.pdf655,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons