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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43350

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorMELO, Jackson Moreira Lima de-
dc.date.accessioned2022-03-14T17:55:25Z-
dc.date.available2022-03-14T17:55:25Z-
dc.date.issued2021-05-17-
dc.date.submitted2022-03-14-
dc.identifier.citationMELO, Jackson Moreira Lima de. Análise da proposta de ensino de Óptica do professor Eder Pires de Camargo para alunos com deficiência visual do ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43350-
dc.description.abstractNesta pesquisa analisamos a proposta de ensino de Óptica do Professor Eder Pires de Camargo para alunos com deficiência visual, por meio de documentos, como alguns artigos e o livro “Ensino de Óptica para alunos cegos: possibilidades”, publicados por Camargo. Procurou-se compreender quais eram os padrões de sua proposta, considerando as abordagens conceituais e metodológicas. Este trabalho teve como fundamentação teórica os estudos de Vigotski sobre defectologia, os quais contribuíram para compreender o contexto que permeia a deficiência visual, entendendo que a deficiência não está relacionada ao mecanismo puramente biológico, mas, principalmente, ao contexto social. Posteriormente, comparamos as habilidades trabalhadas com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), buscando identificar o desenvolvimento psíquico dos alunos com os parâmetros estabelecidos. E, assim, observamos a relevância da proposta do Professor Eder Pires de Camargo para o ensino de Óptica para todos os alunos, com e sem deficiência. Pois, tal proposta de ensino estabelece caminhos alternativos, por meio dos aspectos comunicativos e os artefatos, chamadas de maquetes tátil-visuais, possibilitando, o desenvolvimento psíquico e o acesso a informações, aparentemente, restritas ao campo visual. E, concluímos que os PCN+ para o ensino de Óptica para alguém com deficiência visual mostrou-se insuficiente, por não possibilitar caminhos alternativos e acessíveis, enquanto a proposta de ensino analisada mostra-se uma possibilidade interessante para os alunos cegos alcançarem certos objetivos de aprendizagens definidos nos parâmetros nacionais.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectÓptica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise da proposta de ensino de Óptica do professor Eder Pires de Camargo para alunos com deficiência visual do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxIn this research we analysed the teaching Optics proposal of Professor Eder Pires de Camargo to students with visual impairment, through documents such as some articles and the book “Teaching Optics to blind students: possibility” published by Camargo. We searched to understand which were the proposal standards, considering the conceptual and methodological approaches. This work has as a theoretical reference Vigotski’s studies about defectology, which contributed to comprehend the context around visual impairment, understanding that impairment is not related to purely biological mechanism, but mainly about social context. Afterwards, we compared the abilities worked with the National Curriculum Parameters proposals (PCN+), searching to identify psychic development of the students with the established parameters. By this way, we observed the relevance of Professor Eder Pires de Camargo proposal for teaching Optics to all students, with and without impairment. Because of that teaching proposal establishes alternative ways through communicative aspects and artifacts called tactile-visual models, enabling the psychic development and the access of information apparently limited to the visual field. Then, we concluded that the PCN+ to teaching Optics for somebody with visual impairment showed insufficient, because it does not enable alternatives and accessible ways, while the teaching proposal analysed here showed an interesting possibility to blind students achieve certain goals of learning defined by national parameters.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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