Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267

Share on

Title: Sistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica.
Authors: SILVA, Claudio Mateus da
Keywords: Sistema solar; Alfabetização científica; Sequência didática; Metodologias ativas
Issue Date: 16-Dec-2021
Citation: SILVA, Claudio Mateus da. Sistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Partindo do pressuposto da alfabetização científica e de inovações metodológicas, a sequência didática, neste trabalho, busca viabilizar e alfabetizar alunos e alunas de Ensino Fundamental dos anos finais sobre o ensino de astronomia, com ênfase no Sistema Solar, utilizando-se de metodologias que promovem uma participação ativa dos estudantes. A sequência didática foi elaborada e aplicada em uma instituição educacional de rede particular, localizada no município de Bezerros, Agreste do estado de Pernambuco, em turmas de nonos anos, na modalidade híbrida e presencial. Com um ambiente facilitador e sociointeracionista, o uso da argumentação e interação entre os envolvidos se fez presente em grande parte do processo de ensino-aprendizagem. Através de atividades que buscavam um olhar crítico diante da situação proposta, os envolvidos contribuíram de forma ativa, com comentários e utilização de conhecimentos prévios, visto que o erro, na perspectiva pedagógica adotada, não é visto como punição, e sim como um passo para o processo de aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Claudio Mateus da.pdf814,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons