Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267
Share on
Title: | Sistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica. |
Authors: | SILVA, Claudio Mateus da |
Keywords: | Sistema solar; Alfabetização científica; Sequência didática; Metodologias ativas |
Issue Date: | 16-Dec-2021 |
Citation: | SILVA, Claudio Mateus da. Sistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Partindo do pressuposto da alfabetização científica e de inovações metodológicas, a sequência didática, neste trabalho, busca viabilizar e alfabetizar alunos e alunas de Ensino Fundamental dos anos finais sobre o ensino de astronomia, com ênfase no Sistema Solar, utilizando-se de metodologias que promovem uma participação ativa dos estudantes. A sequência didática foi elaborada e aplicada em uma instituição educacional de rede particular, localizada no município de Bezerros, Agreste do estado de Pernambuco, em turmas de nonos anos, na modalidade híbrida e presencial. Com um ambiente facilitador e sociointeracionista, o uso da argumentação e interação entre os envolvidos se fez presente em grande parte do processo de ensino-aprendizagem. Através de atividades que buscavam um olhar crítico diante da situação proposta, os envolvidos contribuíram de forma ativa, com comentários e utilização de conhecimentos prévios, visto que o erro, na perspectiva pedagógica adotada, não é visto como punição, e sim como um passo para o processo de aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Claudio Mateus da.pdf | 814,21 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License