Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267
Compartilhe esta página
Título: | Sistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica. |
Autor(es): | SILVA, Claudio Mateus da |
Palavras-chave: | Sistema solar; Alfabetização científica; Sequência didática; Metodologias ativas |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Citação: | SILVA, Claudio Mateus da. Sistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Partindo do pressuposto da alfabetização científica e de inovações metodológicas, a sequência didática, neste trabalho, busca viabilizar e alfabetizar alunos e alunas de Ensino Fundamental dos anos finais sobre o ensino de astronomia, com ênfase no Sistema Solar, utilizando-se de metodologias que promovem uma participação ativa dos estudantes. A sequência didática foi elaborada e aplicada em uma instituição educacional de rede particular, localizada no município de Bezerros, Agreste do estado de Pernambuco, em turmas de nonos anos, na modalidade híbrida e presencial. Com um ambiente facilitador e sociointeracionista, o uso da argumentação e interação entre os envolvidos se fez presente em grande parte do processo de ensino-aprendizagem. Através de atividades que buscavam um olhar crítico diante da situação proposta, os envolvidos contribuíram de forma ativa, com comentários e utilização de conhecimentos prévios, visto que o erro, na perspectiva pedagógica adotada, não é visto como punição, e sim como um passo para o processo de aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Claudio Mateus da.pdf | 814,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons