Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorSILVA, Claudio Mateus da-
dc.date.accessioned2022-03-08T22:05:34Z-
dc.date.available2022-03-08T22:05:34Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.date.submitted2022-02-23-
dc.identifier.citationSILVA, Claudio Mateus da. Sistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43267-
dc.description.abstractPartindo do pressuposto da alfabetização científica e de inovações metodológicas, a sequência didática, neste trabalho, busca viabilizar e alfabetizar alunos e alunas de Ensino Fundamental dos anos finais sobre o ensino de astronomia, com ênfase no Sistema Solar, utilizando-se de metodologias que promovem uma participação ativa dos estudantes. A sequência didática foi elaborada e aplicada em uma instituição educacional de rede particular, localizada no município de Bezerros, Agreste do estado de Pernambuco, em turmas de nonos anos, na modalidade híbrida e presencial. Com um ambiente facilitador e sociointeracionista, o uso da argumentação e interação entre os envolvidos se fez presente em grande parte do processo de ensino-aprendizagem. Através de atividades que buscavam um olhar crítico diante da situação proposta, os envolvidos contribuíram de forma ativa, com comentários e utilização de conhecimentos prévios, visto que o erro, na perspectiva pedagógica adotada, não é visto como punição, e sim como um passo para o processo de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema solarpt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleSistema solar: proposta de uma sequência didática baseada na alfabetização científica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2472923053496422pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxBased on the assumption of scientific literacy and methodological innovations, this work aims to make viable and alphabetize students from the Ensino Fundamental later years about astronomy teaching, with emphasis in the Solar System, using methodologies that promote an active participation of the students. The didactic sequence was elaborated and applied on an educational institute from the private schools, located in the city of Bezerros, Agreste of Pernambuco state, with the grade niners, in the face-to-face and hybrid teaching modality. With a facilitator and socio interactionist environment, the use of argumentation and interactionism between the involved was present in a large part of the process of teaching-learning. Through the activities that searched for a critical eye facing the proposed situation, the involved actively contributed with comments and the use of prior knowledge, since the mistake, on the pedagogical perspective adopted, is not seen as a punishment but as a step to the teaching process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Claudio Mateus da.pdf814,21 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons