Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43142

Compartilhe esta página

Título: A construção de sentido do sutiã para mulheres de 1960: a semiótica como instrumento de análise da publicidade da moda íntima.
Autor(es): LIMA, Sofia Grego Teles de
Palavras-chave: Moda - História; Roupas íntimas femininas; Semiótica; Design
Data do documento: 28-Ago-2021
Citação: LIMA, Sofia Grego Teles de. A construção de sentido do sutiã para mulheres de 1960: a semiótica como instrumento de análise da publicidade da moda íntima. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: As mulheres foram capazes de transformar as significações dos vestuários ao longo da história da moda. Essa conquista se estabeleceu no sentido de luta no discurso narrativo de fala, ações e de direito. Observou-se que muitos artefatos atribuídos à mulher construíram significados ao longo do tempo como a representação da feminilidade e a representação da submissão social. A moda dos vestuários não foge a essa regra. As peças de roupas íntimas mudaram de significação quando observados em diferentes recortes no tempo, manifestando-se em implicações nos níveis de construção de sentido na vida da mulher. O sutiã foi compreendido como um artefato que manifestou a liberdade laboral no início do seu lançamento e culminou por representar o valor disfórico e impositivo dos padrões de beleza. O sutiã passou por diversos momentos históricos, hora utilizado como ferramenta de libertação, hora observado como meio de subordinação. E estas percepções ao longo da história teve a publicidade, como instrumento regulador da percepção social com relação ao vestuário. Assim, tornou-se necessário compreender como a publicidade pôde construir e persuadir as mulheres a embarcarem no uso do sutiã, mesmo com as mudanças de postura do comportamento feminino ao longo da história. Neste trabalho de monografia, a construção de sentido de uso do sutiã foi identificada a partir da análise semiótica dos anúncios publicitários da década de 1960. Procurou realizar a segmentação do processo de construção de sentidos de persuasão pela imagem publicitária do sutiã de 1960. Desse modo, o trabalho pode concluir que as imagens segmentadas promoviam o discurso de glória e poder para mulheres que buscavam o sonho social, apesar de serem vistas num mundo ainda machista e patriarcal. Com o discurso segmentado, a imagem publicitária representou uma provável percepção de sonho feminino, ao alcançar poder e glória. E ainda, o discurso da publicidade pode provocar o desejo das mulheres ao serem observadas glorificadas pelos homens da década de 1960.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43142
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Sofia Grego Teles de.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons