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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Geni Pereira dos-
dc.contributor.authorLIMA, Sofia Grego Teles de-
dc.date.accessioned2022-03-03T20:32:01Z-
dc.date.available2022-03-03T20:32:01Z-
dc.date.issued2021-08-28-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.citationLIMA, Sofia Grego Teles de. A construção de sentido do sutiã para mulheres de 1960: a semiótica como instrumento de análise da publicidade da moda íntima. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43142-
dc.description.abstractAs mulheres foram capazes de transformar as significações dos vestuários ao longo da história da moda. Essa conquista se estabeleceu no sentido de luta no discurso narrativo de fala, ações e de direito. Observou-se que muitos artefatos atribuídos à mulher construíram significados ao longo do tempo como a representação da feminilidade e a representação da submissão social. A moda dos vestuários não foge a essa regra. As peças de roupas íntimas mudaram de significação quando observados em diferentes recortes no tempo, manifestando-se em implicações nos níveis de construção de sentido na vida da mulher. O sutiã foi compreendido como um artefato que manifestou a liberdade laboral no início do seu lançamento e culminou por representar o valor disfórico e impositivo dos padrões de beleza. O sutiã passou por diversos momentos históricos, hora utilizado como ferramenta de libertação, hora observado como meio de subordinação. E estas percepções ao longo da história teve a publicidade, como instrumento regulador da percepção social com relação ao vestuário. Assim, tornou-se necessário compreender como a publicidade pôde construir e persuadir as mulheres a embarcarem no uso do sutiã, mesmo com as mudanças de postura do comportamento feminino ao longo da história. Neste trabalho de monografia, a construção de sentido de uso do sutiã foi identificada a partir da análise semiótica dos anúncios publicitários da década de 1960. Procurou realizar a segmentação do processo de construção de sentidos de persuasão pela imagem publicitária do sutiã de 1960. Desse modo, o trabalho pode concluir que as imagens segmentadas promoviam o discurso de glória e poder para mulheres que buscavam o sonho social, apesar de serem vistas num mundo ainda machista e patriarcal. Com o discurso segmentado, a imagem publicitária representou uma provável percepção de sonho feminino, ao alcançar poder e glória. E ainda, o discurso da publicidade pode provocar o desejo das mulheres ao serem observadas glorificadas pelos homens da década de 1960.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModa - Históriapt_BR
dc.subjectRoupas íntimas femininaspt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleA construção de sentido do sutiã para mulheres de 1960: a semiótica como instrumento de análise da publicidade da moda íntima.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8907498472664910pt_BR
dc.description.abstractxWomen were able to transform the meanings of clothing throughout the history of fashion. This achievement was established in the sense of struggle in the narrative discourse of speech, actions and rights. It was observed that many artifacts attributed to women-built meanings over time, such as the representation of femininity and the representation of social submission. Clothing fashion is no exception to this rule. The underwear pieces changed their meaning when observed in different points of time, manifesting in implications in the levels of construction of meaning in women's lives. The bra was understood as an artifact that manifested labor freedom at the beginning of its launch and ended up representing the dysphoric and imposing value of standards of beauty. The bra went through several historical moments, a time used as a liberation tool, a time observed as a means of subordination. And these perceptions throughout history had advertising as a regulating instrument of social perception in relation to clothing. Thus, it became necessary to understand how advertising could construct and persuade women to embark on the use of the bra, even with the changes in the posture of female behavior throughout history. In this monograph work, the construction of the sense of use of the bra was identified from the semiotic analysis of advertisements from the 1960s. It sought to segment the process of construction of meanings of persuasion by the advertising image of the 1960s bra. , the work can conclude that the segmented images promoted the speech of glory and power for women who sought the social dream, despite being seen in a still sexist and patriarchal world. With segmented discourse, the advertising image represented a probable perception of a female dream, as it reached power and glory. And yet, the advertising discourse can arouse women's desire to be observed glorified by men in the 1960s.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Modapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

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