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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43119
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Título : | A engenharia didático-informática na prototipação de um jogo educativo digital |
Autor : | SILVA NETO, Djalma Fernandes da |
Palabras clave : | Jogos Matemáticos; Jogos Pedagógicos – Jogos digitais; Informática e Educação – Jogos educativos; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 7-may-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA NETO, Djalma Fernandes da. A engenharia didático-informática na prototipação de um jogo educativo digital. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | O uso de softwares para a educação matemática não é novidade entre as pesquisas acadêmicas, mas a mesma frequência não é observada ao se investigar sobre o uso de jogos digitais para o ensino de matemática. Por mais que usar jogos analógicos seja comum, ao se falar de jogos no computador há pouco auxílio na elaboração e concepção deles, por depender de habilidades não específicas dos professores de matemática, como programação e design. Em 2016, foi desenvolvida a Engenharia Didático-Informática, uma metodologia que alinhava os conceitos de Engenharia de Softwares com Engenharia Didática construindo um processo de elaboração de softwares educativos para o estudo da matemática. O objetivo desta pesquisa é articular o conhecimento que existe de elaboração de softwares da Engenharia Didático-Informática (EDI) com a metodologia de desenvolvimento de jogos Mechanics Dynamics and Aesthetics (MDA), de modo a ampliar as possibilidades dos pesquisadores no mundo digital em que se encontram. Estudando como se dá a utilização de jogos na educação matemática, foi possível construir a articulação entre a EDI e a MDA a partir do estudo de caso da elaboração de um jogo digital baseado num já existente – o Pokétrunfo. Os questionamentos para análise de requisitos previstos pela EDI guiaram o processo de desenvolvimento do jogo, através de três versões experimentais, a fim de encontrar a mais didaticamente adequada. Nesta pesquisa é possível observar o passo-a-passo de como desenvolver os jogos digitais de modo que sejam educacionais e, ao mesmo tempo, atrativos e divertidos aos estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43119 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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