Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43119

Comparte esta pagina

Título : A engenharia didático-informática na prototipação de um jogo educativo digital
Autor : SILVA NETO, Djalma Fernandes da
Palabras clave : Jogos Matemáticos; Jogos Pedagógicos – Jogos digitais; Informática e Educação – Jogos educativos; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 7-may-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA NETO, Djalma Fernandes da. A engenharia didático-informática na prototipação de um jogo educativo digital. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : O uso de softwares para a educação matemática não é novidade entre as pesquisas acadêmicas, mas a mesma frequência não é observada ao se investigar sobre o uso de jogos digitais para o ensino de matemática. Por mais que usar jogos analógicos seja comum, ao se falar de jogos no computador há pouco auxílio na elaboração e concepção deles, por depender de habilidades não específicas dos professores de matemática, como programação e design. Em 2016, foi desenvolvida a Engenharia Didático-Informática, uma metodologia que alinhava os conceitos de Engenharia de Softwares com Engenharia Didática construindo um processo de elaboração de softwares educativos para o estudo da matemática. O objetivo desta pesquisa é articular o conhecimento que existe de elaboração de softwares da Engenharia Didático-Informática (EDI) com a metodologia de desenvolvimento de jogos Mechanics Dynamics and Aesthetics (MDA), de modo a ampliar as possibilidades dos pesquisadores no mundo digital em que se encontram. Estudando como se dá a utilização de jogos na educação matemática, foi possível construir a articulação entre a EDI e a MDA a partir do estudo de caso da elaboração de um jogo digital baseado num já existente – o Pokétrunfo. Os questionamentos para análise de requisitos previstos pela EDI guiaram o processo de desenvolvimento do jogo, através de três versões experimentais, a fim de encontrar a mais didaticamente adequada. Nesta pesquisa é possível observar o passo-a-passo de como desenvolver os jogos digitais de modo que sejam educacionais e, ao mesmo tempo, atrativos e divertidos aos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43119
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Djalma Fernandes da Silva Neto.pdf2,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons