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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43119

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorSILVA NETO, Djalma Fernandes da-
dc.date.accessioned2022-03-03T16:55:03Z-
dc.date.available2022-03-03T16:55:03Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Djalma Fernandes da. A engenharia didático-informática na prototipação de um jogo educativo digital. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43119-
dc.description.abstractO uso de softwares para a educação matemática não é novidade entre as pesquisas acadêmicas, mas a mesma frequência não é observada ao se investigar sobre o uso de jogos digitais para o ensino de matemática. Por mais que usar jogos analógicos seja comum, ao se falar de jogos no computador há pouco auxílio na elaboração e concepção deles, por depender de habilidades não específicas dos professores de matemática, como programação e design. Em 2016, foi desenvolvida a Engenharia Didático-Informática, uma metodologia que alinhava os conceitos de Engenharia de Softwares com Engenharia Didática construindo um processo de elaboração de softwares educativos para o estudo da matemática. O objetivo desta pesquisa é articular o conhecimento que existe de elaboração de softwares da Engenharia Didático-Informática (EDI) com a metodologia de desenvolvimento de jogos Mechanics Dynamics and Aesthetics (MDA), de modo a ampliar as possibilidades dos pesquisadores no mundo digital em que se encontram. Estudando como se dá a utilização de jogos na educação matemática, foi possível construir a articulação entre a EDI e a MDA a partir do estudo de caso da elaboração de um jogo digital baseado num já existente – o Pokétrunfo. Os questionamentos para análise de requisitos previstos pela EDI guiaram o processo de desenvolvimento do jogo, através de três versões experimentais, a fim de encontrar a mais didaticamente adequada. Nesta pesquisa é possível observar o passo-a-passo de como desenvolver os jogos digitais de modo que sejam educacionais e, ao mesmo tempo, atrativos e divertidos aos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos Matemáticospt_BR
dc.subjectJogos Pedagógicos – Jogos digitaispt_BR
dc.subjectInformática e Educação – Jogos educativospt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA engenharia didático-informática na prototipação de um jogo educativo digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0677777457313279pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe use of software for mathematics education is not new among academic research, but the same frequency is not observed when investigating the use of digital games for teaching mathematics. As much as using analog games is common, when talking about computer games there is little help in the elaboration and conception of them, as it depends on non-specific skills of math teachers, such as programming and design. In 2016, Didactic-Informatic Engineering was developed, a methodology that aligned the concepts of Software Engineering with Didactic Engineering, building a process for developing educational software for the study of mathematics. The objective of this research is to articulate the existing knowledge of the development of Didactic-Informatic Engineering (EDI) software with the Mechanics Dynamics and Aesthetics (MDA) game development methodology, in order to expand the possibilities of researchers in the digital world in which meet. By studying how games are used in mathematics education, it was possible to build a link between EDI and MDA based on the case study of the development of a digital game based on an existing one – Pokétrunfo. Questions for requirements analysis provided by EDI guided the game development process, through three experimental versions, in order to find the most didactically suitable one. In this research it is possible to observe the step-by-step of how to develop digital games so that they are educational and, at the same time, attractive and fun for students.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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