Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43112

Comparte esta pagina

Título : Os possíveis impactos da residência pedagógica na formação de professores de Química em uma instituição de ensino superior do Agreste Pernambucano.
Autor : FERREIRA, Vitor de Souza
Palabras clave : Professores – Formação; Didática (Ensino superior); Educação – Estudo e ensino; Ambiente escolar – Agreste Pernambucano
Fecha de publicación : 1-sep-2021
Citación : FERREIRA, Vitor de Souza. Os possíveis impactos da residência pedagógica na formação de professores de Química em uma instituição de ensino superior do Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : A pesquisa teve como objetivo investigar os possíveis impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores de química no Agreste Pernambucano. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, de abordagem indutiva e de cunho exploratório a partir de questionário estruturado os quais foram respondidos online por 12 licenciandos do curso de Química-Licenciatura que participaram do Programa de Residência Pedagógica em 5 escolas campo. Para averiguação das respostas dos questionários tomamos mão da análise de conteúdo conforme Bardin. O resultado do estudo tornou possível reiterar pensamentos de outros autores, confirmando que os licenciandos deparam com uma discrepância entre a teoria vista na universidade e a realidade do ambiente escolar, mas que, devido ao longo tempo de imersão propiciado, puderam estabelecer relações mais fortes com a sala de aula e resolver os problemas que enfrentaram. Além disso, confirmou-se que os residentes se sentem motivados pelo pagamento de valor financeiro em forma de bolsas. Por outro lado, pudemos enxergar novos temas diferentes dos já vistos na literatura, como o descontentamento dos alunos com os agentes participantes do Programa, que muitos residentes afirmam que não lhes davam suporte e ainda assim se beneficiavam da obrigatoriedade da sua atuação delegando-os tarefas fora de suas atribuições, a saber, tais agentes são a escola parceira, o preceptor e o orientador. Insatisfação com as restrições que são aplicadas aos residentes e que lhes impedem de serem mais autônomos ao não possibilitar que aplicassem o plano de atividades previamente construído em conjunto com a escola parceira. Além do estresse causado pela burocracia, devido aos diversos documentos extenuantes que são exigidos aos residentes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43112
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERREIRA, Vitor de Souza.pdf433,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons