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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43112

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Vitor de Souza-
dc.date.accessioned2022-03-02T19:26:36Z-
dc.date.available2022-03-02T19:26:36Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationFERREIRA, Vitor de Souza. Os possíveis impactos da residência pedagógica na formação de professores de Química em uma instituição de ensino superior do Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43112-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo investigar os possíveis impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores de química no Agreste Pernambucano. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, de abordagem indutiva e de cunho exploratório a partir de questionário estruturado os quais foram respondidos online por 12 licenciandos do curso de Química-Licenciatura que participaram do Programa de Residência Pedagógica em 5 escolas campo. Para averiguação das respostas dos questionários tomamos mão da análise de conteúdo conforme Bardin. O resultado do estudo tornou possível reiterar pensamentos de outros autores, confirmando que os licenciandos deparam com uma discrepância entre a teoria vista na universidade e a realidade do ambiente escolar, mas que, devido ao longo tempo de imersão propiciado, puderam estabelecer relações mais fortes com a sala de aula e resolver os problemas que enfrentaram. Além disso, confirmou-se que os residentes se sentem motivados pelo pagamento de valor financeiro em forma de bolsas. Por outro lado, pudemos enxergar novos temas diferentes dos já vistos na literatura, como o descontentamento dos alunos com os agentes participantes do Programa, que muitos residentes afirmam que não lhes davam suporte e ainda assim se beneficiavam da obrigatoriedade da sua atuação delegando-os tarefas fora de suas atribuições, a saber, tais agentes são a escola parceira, o preceptor e o orientador. Insatisfação com as restrições que são aplicadas aos residentes e que lhes impedem de serem mais autônomos ao não possibilitar que aplicassem o plano de atividades previamente construído em conjunto com a escola parceira. Além do estresse causado pela burocracia, devido aos diversos documentos extenuantes que são exigidos aos residentes.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectDidática (Ensino superior)pt_BR
dc.subjectEducação – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAmbiente escolar – Agreste Pernambucanopt_BR
dc.titleOs possíveis impactos da residência pedagógica na formação de professores de Química em uma instituição de ensino superior do Agreste Pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6285593043943126pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to investigate the possible impacts of the Pedagogical Residency Program in the training of chemistry teachers in Agreste Pernambuco. For that, it opted for a qualitative research, of inductive approach and exploratory nature based on structured questionnaires which were answered online by 12 undergraduate students of the undergraduate Chemistry course who participated in the Pedagogical Residency Program in 5 field schools. We used Bardin's content analysis to ascertain the answers of the questionnaires. The results of the study made it possible to reiterate the thoughts of other authors, confirming that the undergraduates face a discrepancy between the theory seen at university and the reality of the school environment, but that, due to the long immersion time provided, they were able to establish stronger relationships with the classroom and solve the problems who they faced. Besides, it was confirmed that the residents feel motivated by the financial payment in the form of scholarships. On the other hand, we could see new themes different from those already seen in the literature, such as the dissatisfaction of the students with the agents participating in the Program, who many residents claim did not give them support and yet benefited from the obligation of their performance by delegating them tasks outside their duties, namely, such agents are the partner school, the preceptor and the supervisor. Dissatisfaction with the restrictions that are applied to the residents and that prevent them from being more autonomous by not making it possible for them to apply the plan of activities previously built together with the partner school. Besides the stress caused by the bureaucracy, due to the many extenuating documents that are required from residents.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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