Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43109
Compartilhe esta página
Título: | Um estudo dos jogos envolvendo os números inteiros em livros de jogos matemáticos para a educação básica. |
Autor(es): | MELO, Camila de Souza |
Palavras-chave: | Jogos; Jogos no ensino de matemática; Matemática – Livros; Aprendizagem – Metodologia; Educação; Números |
Data do documento: | 30-Ago-2021 |
Citação: | MELO, Camila de Souza. Um estudo dos jogos envolvendo os números inteiros em livros de jogos matemáticos para a educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Sabendo da relevância de se trabalhar com metodologias na sala de aula de matemática que despertem o interesse do aluno pela disciplina e que o coloque como protagonista no seu processo de ensino e de aprendizagem, essa pesquisa está relacionada com uma dessas metodologias que é o uso de jogos nas aulas de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e documental e tem o objetivo de investigar os jogos envolvendo os números inteiros propostos no livros: Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática de 6° a 9° ano, Brincando e Aprendendo Matemática e Jogos Matemáticos Experiências no PIBID. Na revisão de literatura trazemos estudos antecedentes que abordam diferentes metodologias de ensino e aprendizagem dos números inteiros, a utilização de jogos nas aulas de matemática e em específico envolvendo o conteúdo dos números inteiros, além de uma discussão sobre a definição de jogo. A análise foi realizada através da caracterização dos jogos e análise da sua abordagem por meio de critérios específicos. Com a análise, pudemos discutir algumas vantagens e desvantagens da utilização desses jogos, sendo a criação de estratégia para vencer, tomada de decisões, desafio, trabalho em equipe, ludicidade e criatividade as vantagens desses jogos e o tempo destinado para a atividade a desvantagem, deixando como sugestão para os leitores e professores de matemática aplica-los em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43109 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Camila de Souza.pdf | 779,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons