Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43109

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorMELO, Camila de Souza-
dc.date.accessioned2022-03-02T19:16:56Z-
dc.date.available2022-03-02T19:16:56Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationMELO, Camila de Souza. Um estudo dos jogos envolvendo os números inteiros em livros de jogos matemáticos para a educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43109-
dc.description.abstractSabendo da relevância de se trabalhar com metodologias na sala de aula de matemática que despertem o interesse do aluno pela disciplina e que o coloque como protagonista no seu processo de ensino e de aprendizagem, essa pesquisa está relacionada com uma dessas metodologias que é o uso de jogos nas aulas de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e documental e tem o objetivo de investigar os jogos envolvendo os números inteiros propostos no livros: Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática de 6° a 9° ano, Brincando e Aprendendo Matemática e Jogos Matemáticos Experiências no PIBID. Na revisão de literatura trazemos estudos antecedentes que abordam diferentes metodologias de ensino e aprendizagem dos números inteiros, a utilização de jogos nas aulas de matemática e em específico envolvendo o conteúdo dos números inteiros, além de uma discussão sobre a definição de jogo. A análise foi realizada através da caracterização dos jogos e análise da sua abordagem por meio de critérios específicos. Com a análise, pudemos discutir algumas vantagens e desvantagens da utilização desses jogos, sendo a criação de estratégia para vencer, tomada de decisões, desafio, trabalho em equipe, ludicidade e criatividade as vantagens desses jogos e o tempo destinado para a atividade a desvantagem, deixando como sugestão para os leitores e professores de matemática aplica-los em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática – Livrospt_BR
dc.subjectAprendizagem – Metodologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNúmerospt_BR
dc.titleUm estudo dos jogos envolvendo os números inteiros em livros de jogos matemáticos para a educação básica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9425195177297273pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxKnowing the importance of working with methodologies in the mathematics classroom that arouse the student's interest in the subject and that place them as the protagonist in their teaching and learning process, this research is related to one of these methodologies, which is the use of games in math classes. The research has a qualitative and documentary character and aims to investigate the games involving integers proposed in the books: Mathema Notebooks: Mathematical Games from 6th to 9th grade, Playing and Learning Mathematics and Mathematical Games Experiences in PIBID. In the literature review we bring previous studies that address different methodologies for teaching and learning integer numbers, the use of games in math classes and specifically involving the content of integers, in addition to a discussion on the definition of game. The analysis was carried out through the characterization of the games and analysis of their approach through specific criteria. With the analysis, we were able to discuss some advantages and disadvantages of using these games, with the creation of strategy to win, decision-making, challenge, teamwork, playfulness and creativity being the advantages of these games and the time allocated for the activity, the disadvantage, leaving as a suggestion for readers and math teachers to apply them in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Camila de Souza.pdf779,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons