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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43092

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Título: Análise das percepções de licenciandos sobre bullying com foco nas múltiplas inteligências, em uma instituição de ensino superior do Agreste pernambucano.
Autor(es): GONÇALVES, Caio Bruno
Palavras-chave: Bullying; Inteligências Múltiplas; Educação; Licenciaturas
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: GONÇALVES, Caio Bruno. Análise das percepções de licenciandos sobre bullying com foco nas múltiplas inteligências, em uma instituição de ensino superior do Agreste pernambucano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021
Abstract: O ambiente escolar é permeado de aprendizado, mas também de interações sociais. Não raro existem dificuldades e conflitos nessas duas áreas, e por vários motivos. Um dos principais conflitos que acontece no âmbito escolar é o bullying, que pode existir por diversos fatores, inclusive advindo do próprio desempenho escolar dos alunos e percepção sobre as capacidades de inteligência demonstradas pelos mesmos. Neste sentido, a problemática deste trabalho foi ver a relação da justificativa dos atos de bullying, praticados e/ou sofridos pelos estudantes de quatro licenciaturas do Campus Caruaru da UFPE e a percepção de inteligência assumida por eles. Os nossos objetivos específicos foram: Mapear pesquisas realizadas no Brasil a respeito do bullying; Analisar as percepções dos licenciandos sobre o conceito de bullying e das justificativas dos atos por eles praticados ou por terem sofrido; Investigar a percepção de inteligência dos participantes da pesquisa em relação aos atos de bullying; Identificar as compreensões dos estudantes em relação aos atos de agressão realizados e/ou sofridos, em relação às características de inteligência apresentadas pelos envolvidos. A nossa pesquisa está caracterizada como básica, por analisar dois temas gerais sem necessidade de aplicação prática (o bullying e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner), qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados através da utilização de um questionário respondido por 134 alunos. Destes, em função dos critérios de inclusão e de exclusão assumidos e da disponibilidade dos mesmos para participarem da etapa seguinte da pesquisa, acabamos por contar com a adesão efetiva de nove alunos. Com o questionário buscamos informações sobre as percepções dos alunos pesquisados acerca do que seria o bullying, das suas experiências como vítimas e/ou autores e as possíveis causas, bem como as percepções do que seria inteligência. Já o objetivo da entrevista foi aprofundar a compreensão sobre as causas dos atos de bullying, traçando um paralelo com as percepções de inteligência dos mesmos. Ao término de nosso trabalho podemos considerar que a maioria das respostas (84,1%) caracterizou o bullying como um possível tipo de violência. Motivações como bom desempenho escolar e alguma habilidade foram as mais citadas pelos participantes que sofreram os atos, enquanto que o mau desempenho escolar foi o mais referido pelos que praticaram. Os participantes que estiveram na segunda etapa da pesquisa acreditaram que o bullying sofrido foi causado por serem considerados um destaque escolar, ou por alguma habilidade que parecia causar certo incômodo nos agressores. Já em relação à percepção de inteligência esta foi variada, tendo sido apontada tanto seus aspectos múltiplos (consonante às ideias de Gardner), quanto uma visão mais restrita às habilidades lógico-matemáticas e linguísticas. Por fim, destacamos a importância da presente pesquisa, por evidenciar a necessidade de atenção quanto ao possível bullying sofrido por estudantes considerados ‘inteligentes’, ressaltando que quaisquer pessoas podem passar por dificuldades, independente de quão bem vistas, ou bem sucedidas, estejam sendo encaradas pela sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43092
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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