Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43092
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Caio Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T13:06:47Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02T13:06:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-01 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Caio Bruno. Análise das percepções de licenciandos sobre bullying com foco nas múltiplas inteligências, em uma instituição de ensino superior do Agreste pernambucano. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43092 | - |
dc.description.abstract | O ambiente escolar é permeado de aprendizado, mas também de interações sociais. Não raro existem dificuldades e conflitos nessas duas áreas, e por vários motivos. Um dos principais conflitos que acontece no âmbito escolar é o bullying, que pode existir por diversos fatores, inclusive advindo do próprio desempenho escolar dos alunos e percepção sobre as capacidades de inteligência demonstradas pelos mesmos. Neste sentido, a problemática deste trabalho foi ver a relação da justificativa dos atos de bullying, praticados e/ou sofridos pelos estudantes de quatro licenciaturas do Campus Caruaru da UFPE e a percepção de inteligência assumida por eles. Os nossos objetivos específicos foram: Mapear pesquisas realizadas no Brasil a respeito do bullying; Analisar as percepções dos licenciandos sobre o conceito de bullying e das justificativas dos atos por eles praticados ou por terem sofrido; Investigar a percepção de inteligência dos participantes da pesquisa em relação aos atos de bullying; Identificar as compreensões dos estudantes em relação aos atos de agressão realizados e/ou sofridos, em relação às características de inteligência apresentadas pelos envolvidos. A nossa pesquisa está caracterizada como básica, por analisar dois temas gerais sem necessidade de aplicação prática (o bullying e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner), qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados através da utilização de um questionário respondido por 134 alunos. Destes, em função dos critérios de inclusão e de exclusão assumidos e da disponibilidade dos mesmos para participarem da etapa seguinte da pesquisa, acabamos por contar com a adesão efetiva de nove alunos. Com o questionário buscamos informações sobre as percepções dos alunos pesquisados acerca do que seria o bullying, das suas experiências como vítimas e/ou autores e as possíveis causas, bem como as percepções do que seria inteligência. Já o objetivo da entrevista foi aprofundar a compreensão sobre as causas dos atos de bullying, traçando um paralelo com as percepções de inteligência dos mesmos. Ao término de nosso trabalho podemos considerar que a maioria das respostas (84,1%) caracterizou o bullying como um possível tipo de violência. Motivações como bom desempenho escolar e alguma habilidade foram as mais citadas pelos participantes que sofreram os atos, enquanto que o mau desempenho escolar foi o mais referido pelos que praticaram. Os participantes que estiveram na segunda etapa da pesquisa acreditaram que o bullying sofrido foi causado por serem considerados um destaque escolar, ou por alguma habilidade que parecia causar certo incômodo nos agressores. Já em relação à percepção de inteligência esta foi variada, tendo sido apontada tanto seus aspectos múltiplos (consonante às ideias de Gardner), quanto uma visão mais restrita às habilidades lógico-matemáticas e linguísticas. Por fim, destacamos a importância da presente pesquisa, por evidenciar a necessidade de atenção quanto ao possível bullying sofrido por estudantes considerados ‘inteligentes’, ressaltando que quaisquer pessoas podem passar por dificuldades, independente de quão bem vistas, ou bem sucedidas, estejam sendo encaradas pela sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 82p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Inteligências Múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Licenciaturas | pt_BR |
dc.title | Análise das percepções de licenciandos sobre bullying com foco nas múltiplas inteligências, em uma instituição de ensino superior do Agreste pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9363334033555459 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6290932776785382 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The school environment is crossed with learning, but also with social interactions. There are often difficulties and conflicts in these two areas, and for several reasons. One of the main conflicts that happens in the school environment is bullying, which can exist due to several factors, including arising from the students' own school performance and perception of the intelligence abilities demonstrated by them. In this sense, the problem of this work was to see the relationship between the justification of the acts of bullying, practiced and suffered by students from four graduation courses at the UFPE Campus Caruaru and the perception of intelligence assumed by them. Our specific objectives were: To map researches made in Brazil about bullying; To analyze the perceptions of undergraduates about the concept of bullying and the justifications for the acts they practiced or for having suffered; To explore the perceptions of the research participants about intelligence in relation to bullying acts; To Identify the understanding of students in relation to acts of aggression performed and/or suffered, in relation to the intelligence characteristics presented by those involved. Our research is characterized as basic, as it analyzes two general themes that didn’t need an experience (bullying and Gardner's Multiple Intelligences theory), qualitative and exploratory. Data were collected through the use of a questionnaire answered by 134 students. According to chosen inclusion and exclusion standards and the participants availability to participate in the next steps of the research, we count with effective adhesion for nine students . With the questionnaire we searched for information about the perceptions of the researched students about what bullying would be, their experiences as victims and authors and the possible causes, as well as their perceptions of what intelligence would be. The objective of the interview was to deepen the understanding of the causes of acts of bullying, drawing a parallel with their perceptions of intelligence. At the end of our research we can consider that most responses (84,1%) characterized bullying as a possible type of violence. Motivations such as good school performance and some skill were the most mentioned by participants who suffered the acts, while poor school performance was the most mentioned by those who practiced it. Participants in the second stage of the research believed that the bullying they suffered was caused by being considered a highlight in school, or by some skill that seemed to cause some discomfort in the aggressors. According to the perception of intelligence, it was varied having pointed out both its multiple aspects (consonant with Gardner's ideas) and a more restricted view to logical-mathematical and linguistic abilities. Finally, we highlight the importance of this research, as it calls attention to the need for observation to the possible bullying suffered by students considered 'smart', noting that any person can experience difficulties, regardless of how well regarded or successful,they are being faced by society. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Final.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons