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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43088

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Título: Álgebra no 7° ano: investigando as concepções de estudantes de uma escola pública.
Autor(es): SANTOS, Ithallo Rosemberg Praxedes de Pontes dos
Palavras-chave: Capacidade de aprendizagem; Lógica algébrica; Ensino fundamental; Matemática – Estudo e ensino
Data do documento: 1-Dez-2020
Citação: SANTOS, Ithallo Rosemberg Praxedes de Pontes dos. Álgebra no 7° ano: investigando as concepções de estudantes de uma escola pública. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Nosso trabalho se deu por conta da experiência profissional como docente e por meio de dados indicadores de aprendizagem matemática que tive contato como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), Instituto de Qualidade no Ensino (IQE), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), donde estes apontavam um grande déficit de aprendizagem matemática em estudantes do ensino básico. Diante disso, a pergunta norteadora da pesquisa foi: Quais as principais causas e/ou dificuldades no processo de ensino e aprendizagem matemática que dificultam/atrapalham o desenvolvimento dos estudantes em situações algébricas? Assim a pesquisa teve como ponto principal analisar as possíveis dificuldades, em relação à álgebra, de 92 estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma Escola da rede pública, na cidade de Caruaru-Pernambuco. A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário com dez perguntas abertas, todas de caráter algébrico (Ao total, 17 itens de respostas considerando os subitens) e de modo quantitativo e qualitativo, buscamos investigar todos os estudantes do 7° ano presentes no dia da aplicação para ter uma análise mais próxima da realidade da escola pesquisada. Os principais resultados foram: As respostas consideradas em certas, respostas consideradas erradas e questões em branco (Não respondidas). A análise dos dados também nos mostra que a grande maioria dos estudantes possui certa estratégia de resolução no questionário, seja utilizando elementos algébricos ou da aritmética, mas é evidente que existem lacunas na correlação dessas duas unidades temáticas, hora o estudante segue regras e procedimentos aritméticos outrora usa mecanismos, representações e simbologias algébricas, ou ao menos, tenta criar um modelo a seguir. Percebemos ainda, dificuldade na leitura, interpretação das questões, na organização dos dados, na representação do pensamento algébrico e na falta de confiança e argumentos para justificar ou explicar algumas respostas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43088
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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