Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43088

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSANTOS, Ithallo Rosemberg Praxedes de Pontes dos-
dc.date.accessioned2022-03-02T12:41:50Z-
dc.date.available2022-03-02T12:41:50Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Ithallo Rosemberg Praxedes de Pontes dos. Álgebra no 7° ano: investigando as concepções de estudantes de uma escola pública. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43088-
dc.description.abstractNosso trabalho se deu por conta da experiência profissional como docente e por meio de dados indicadores de aprendizagem matemática que tive contato como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), Instituto de Qualidade no Ensino (IQE), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), donde estes apontavam um grande déficit de aprendizagem matemática em estudantes do ensino básico. Diante disso, a pergunta norteadora da pesquisa foi: Quais as principais causas e/ou dificuldades no processo de ensino e aprendizagem matemática que dificultam/atrapalham o desenvolvimento dos estudantes em situações algébricas? Assim a pesquisa teve como ponto principal analisar as possíveis dificuldades, em relação à álgebra, de 92 estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma Escola da rede pública, na cidade de Caruaru-Pernambuco. A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário com dez perguntas abertas, todas de caráter algébrico (Ao total, 17 itens de respostas considerando os subitens) e de modo quantitativo e qualitativo, buscamos investigar todos os estudantes do 7° ano presentes no dia da aplicação para ter uma análise mais próxima da realidade da escola pesquisada. Os principais resultados foram: As respostas consideradas em certas, respostas consideradas erradas e questões em branco (Não respondidas). A análise dos dados também nos mostra que a grande maioria dos estudantes possui certa estratégia de resolução no questionário, seja utilizando elementos algébricos ou da aritmética, mas é evidente que existem lacunas na correlação dessas duas unidades temáticas, hora o estudante segue regras e procedimentos aritméticos outrora usa mecanismos, representações e simbologias algébricas, ou ao menos, tenta criar um modelo a seguir. Percebemos ainda, dificuldade na leitura, interpretação das questões, na organização dos dados, na representação do pensamento algébrico e na falta de confiança e argumentos para justificar ou explicar algumas respostas.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.subjectLógica algébricapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleÁlgebra no 7° ano: investigando as concepções de estudantes de uma escola pública.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5573601783315709pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxOur work was due to the professional experience as a teacher and through data indicators of mathematical learning that I had contact with the National Basic Education Assessment System (SAEB), Pernambuco Basic Education Assessment System (SAEPE), Instituto de Quality in Education (IQE), Basic Education Development Index (IDEB) and the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), from which they pointed out a great deficit in mathematical learning in primary school students. Therefore, the guiding question of the research was: What are the main causes and / or difficulties in the mathematical teaching and learning process that hinder / hinder the development of students in algebraic situations? Thus, the research had as main point to analyze the possible difficulties, in relation to algebra, of 92 students of the 7th year of Elementary Education, of a public school, in the city of Caruaru-Pernambuco. The research was developed through a questionnaire with ten open questions, all of algebraic character (In total, 17 items of answers considering the subitems) and in a quantitative and qualitative way, we seek to investigate all 7th grade students present on the day of application to have an analysis closer to the reality of the researched school. The main results were: Answers considered correct, answers considered wrong and blank questions (Unanswered). Data analysis also shows that the vast majority of students have a certain strategy for solving the questionnaire, whether using algebraic or arithmetic elements, but it is evident that there are gaps in the correlation of these two thematic units, when the student follows arithmetic rules and procedures it once uses algebraic mechanisms, representations and symbologies, or at least tries to create a model to follow. We also noticed difficulty in reading, interpreting the questions, organizing the data, representing algebraic thinking and the lack of confidence and arguments to justify or explain some answers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Ithallo Rosemberg Praxedes de Pontes dos .pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons