Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43048
Comparte esta pagina
Título : | Nível de pensamento geométrico dos professores da cidade de Surubim sobre o conceito de figuras geométricas planas a partir da Teoria de Van Hiele. |
Autor : | SILVA, Aucinelly Keynna Lima da |
Palabras clave : | Geometria; Polígonos; Ensino – Metodologia; Teoria do conhecimento; Professores – Formação |
Fecha de publicación : | 6-dic-2019 |
Citación : | SILVA, Aucinelly Keynna Lima da. Nível de pensamento geométrico dos professores da cidade de Surubim sobre o conceito de figuras geométricas planas a partir da Teoria de Van Hiele. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | Através da observação da dificuldade que a educação enfrenta envolvendo o ensino da geometria, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o nível de pensamento geométrico dos professores da cidade de Surubim sobre o conceito de figuras geométricas planas a partir da teoria de Van Hiele. Para dar fundamento a este trabalho, mostramos ideias de autores que abordam sobre a geometria e a dificuldade que os professores enfrentam com seu ensino. Além disso apresentamos as definições e propriedades do conteúdo escolhido para a realização da pesquisa, os polígonos. Para conseguirmos fazer a coleta dos dados necessários, elaboramos um questionário contendo nove questões sobre a definição, elementos e propriedades dos polígonos. As questões foram elaboradas seguindo os três primeiros níveis da teoria de Van Hiele, nível 1 (visualização), nível 2 (análise) e nível 3 (dedução informal). A pesquisa foi realizada com cinco professores de matemática, onde um deles leciona no Ensino Fundamental e Ensino Médio e os outros quatro apenas no Ensino Médio. A princípio seriam abordados seis professores, porém um deles ao ver as questões afirmou que não conseguiria desenvolvê-las num período curto de tempo, aproximadamente uma hora. Os outros participantes tiveram alguns bloqueios no desenvolver da pesquisa, mas conseguiram responder todas as questões. A maior dificuldade encontrada entre os professores está relacionada com a definição e propriedades de polígonos convexos e não convexos (côncavos). Nenhum deles conseguiu identificar as respostas corretas envolvendo esse conteúdo. Ao fim das análises, pudemos identificar que apenas dois professores alcançaram o nível de dedução informal e os outros três classificamos como nível de análise. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43048 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Aucinelly Keynna Lima da .pdf | 922,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons