Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43048

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Aucinelly Keynna Lima da-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:37:16Z-
dc.date.available2022-02-28T11:37:16Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Aucinelly Keynna Lima da. Nível de pensamento geométrico dos professores da cidade de Surubim sobre o conceito de figuras geométricas planas a partir da Teoria de Van Hiele. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43048-
dc.description.abstractAtravés da observação da dificuldade que a educação enfrenta envolvendo o ensino da geometria, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o nível de pensamento geométrico dos professores da cidade de Surubim sobre o conceito de figuras geométricas planas a partir da teoria de Van Hiele. Para dar fundamento a este trabalho, mostramos ideias de autores que abordam sobre a geometria e a dificuldade que os professores enfrentam com seu ensino. Além disso apresentamos as definições e propriedades do conteúdo escolhido para a realização da pesquisa, os polígonos. Para conseguirmos fazer a coleta dos dados necessários, elaboramos um questionário contendo nove questões sobre a definição, elementos e propriedades dos polígonos. As questões foram elaboradas seguindo os três primeiros níveis da teoria de Van Hiele, nível 1 (visualização), nível 2 (análise) e nível 3 (dedução informal). A pesquisa foi realizada com cinco professores de matemática, onde um deles leciona no Ensino Fundamental e Ensino Médio e os outros quatro apenas no Ensino Médio. A princípio seriam abordados seis professores, porém um deles ao ver as questões afirmou que não conseguiria desenvolvê-las num período curto de tempo, aproximadamente uma hora. Os outros participantes tiveram alguns bloqueios no desenvolver da pesquisa, mas conseguiram responder todas as questões. A maior dificuldade encontrada entre os professores está relacionada com a definição e propriedades de polígonos convexos e não convexos (côncavos). Nenhum deles conseguiu identificar as respostas corretas envolvendo esse conteúdo. Ao fim das análises, pudemos identificar que apenas dois professores alcançaram o nível de dedução informal e os outros três classificamos como nível de análise.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPolígonospt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.titleNível de pensamento geométrico dos professores da cidade de Surubim sobre o conceito de figuras geométricas planas a partir da Teoria de Van Hiele.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8651321838803392pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThrough the observation of the difficulty facing education involving the teaching of geometry, this research aims to analyze the level of geometric thinking of teachers of the city of Surubim on the concept of flat geometric figures from Van Hiele's theory. To support this work, we show authors' ideas that address the geometry and the difficulty teachers face with their teaching. In addition we present the definitions and properties of the content chosen for the research, the polygons. In order to collect the necessary data, we developed a questionnaire containing nine questions about the definition, elements and properties of polygons. The questions were elaborated following the first three levels of Van Hiele's theory, level 1 (visualization), level 2 (analysis) and level 3 (informal deduction). The research was conducted with five math teachers, where one of them teaches in elementary and high school. and the other four only in high school. At first six teachers would be approached, but one of them upon seeing the questions stated that he could not develop them in a short period of time, approximately one hour. The other participants had some blockages in the development of the survey, but were able to answer all the questions. The greatest difficulty encountered by teachers is related to the definition and properties of convex and non-convex (concave) polygons. None of them could identify the correct answers involving this content. At the end of the analysis, we identified that only two teachers reached the level of informal deduction and the other three classified as level of analysis.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Aucinelly Keynna Lima da .pdf922,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons