Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4301
Share on
Title: | A prática docente expressa com ludicidade: um repensar sobre as regras do jogo educativo na escola pública |
Authors: | Lima de Andrade França, Daise |
Keywords: | Prática Docente; Ludicidade; Princípios Constitutivos; Trato com o conhecimento |
Issue Date: | 31-Jan-2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Lima de Andrade França, Daise; Luiza de França, Tereza. A prática docente expressa com ludicidade: um repensar sobre as regras do jogo educativo na escola pública. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
Abstract: | O presente estudo buscou compreender como os princípios constitutivos de uma prática docente expressa com ludicidade contribuem para a alteração do trato com o conhecimento em turmas de 1o ciclo do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, para a qual tomamos a Etnometodologia como abordagem metodológica, por ter sido a que mais apresentou subsídios para tratarmos o nosso objeto de estudo a prática docente expressa com ludicidade. Utilizamos como procedimentos para coleta de dados a entrevista narrativa e a observação participante e, para a análise dos dados, os princípios da Etnometodologia: prática/realização, indicialidade, reflexividade, accountability e noção de membro. Com base na fundamentação dos princípios que norteiam a prática docente expressa com ludicidade, a pesquisa desvelou que: para as jogadoras-docentes, o sentido de ludicidade ainda se encontra atrelado ao jogo e à brincadeira, enquanto o significado se aproxima daquele que fundamentou todo o estudo: a busca da harmonia da razão e da sensibilidade; no processo de ensino e aprendizagem, os princípios referendados se apresentam nas diversas formas de expressão, tanto nas falas quanto nas ações dos envolvidos, de maneira simultânea e numa relação de interdependência de cujo processo emergiu o princípio respeito às regras construídas; a qualificação do processo de ensino e aprendizagem, que tem por alicerce a prática docente expressa com ludicidade, considera a razão e a sensibilidade dos jogadoresdiscentes e torna o conhecimento eficaz para a vida, alterando, sobremaneira, o trato com o conhecimento desde a base epistemológica, estendendo-se ao planejamento, à seleção, à organização e à sistematização dos conteúdos de ensino e à maneira como são apresentados aos jogadores-discentes. Além das alterações citadas, novos dados surgiram, se configuraram e se constituíram nesse processo - a aprendizagem significativa e a afetividade pelo conhecimento - os quais são relevantes e precisam ser aprofundados |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4301 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo3483_1.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License