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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4301
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Luiza de França, Tereza | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima de Andrade França, Daise | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:20:46Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:20:46Z | - |
dc.date.issued | 2008-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Lima de Andrade França, Daise; Luiza de França, Tereza. A prática docente expressa com ludicidade: um repensar sobre as regras do jogo educativo na escola pública. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4301 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou compreender como os princípios constitutivos de uma prática docente expressa com ludicidade contribuem para a alteração do trato com o conhecimento em turmas de 1o ciclo do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, para a qual tomamos a Etnometodologia como abordagem metodológica, por ter sido a que mais apresentou subsídios para tratarmos o nosso objeto de estudo a prática docente expressa com ludicidade. Utilizamos como procedimentos para coleta de dados a entrevista narrativa e a observação participante e, para a análise dos dados, os princípios da Etnometodologia: prática/realização, indicialidade, reflexividade, accountability e noção de membro. Com base na fundamentação dos princípios que norteiam a prática docente expressa com ludicidade, a pesquisa desvelou que: para as jogadoras-docentes, o sentido de ludicidade ainda se encontra atrelado ao jogo e à brincadeira, enquanto o significado se aproxima daquele que fundamentou todo o estudo: a busca da harmonia da razão e da sensibilidade; no processo de ensino e aprendizagem, os princípios referendados se apresentam nas diversas formas de expressão, tanto nas falas quanto nas ações dos envolvidos, de maneira simultânea e numa relação de interdependência de cujo processo emergiu o princípio respeito às regras construídas; a qualificação do processo de ensino e aprendizagem, que tem por alicerce a prática docente expressa com ludicidade, considera a razão e a sensibilidade dos jogadoresdiscentes e torna o conhecimento eficaz para a vida, alterando, sobremaneira, o trato com o conhecimento desde a base epistemológica, estendendo-se ao planejamento, à seleção, à organização e à sistematização dos conteúdos de ensino e à maneira como são apresentados aos jogadores-discentes. Além das alterações citadas, novos dados surgiram, se configuraram e se constituíram nesse processo - a aprendizagem significativa e a afetividade pelo conhecimento - os quais são relevantes e precisam ser aprofundados | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Secretaria de Educação de Pernambuco | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Princípios Constitutivos | pt_BR |
dc.subject | Trato com o conhecimento | pt_BR |
dc.title | A prática docente expressa com ludicidade: um repensar sobre as regras do jogo educativo na escola pública | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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