Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4301
Título: A prática docente expressa com ludicidade: um repensar sobre as regras do jogo educativo na escola pública
Autor(es): Lima de Andrade França, Daise
Palavras-chave: Prática Docente;Ludicidade;Princípios Constitutivos;Trato com o conhecimento
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lima de Andrade França, Daise; Luiza de França, Tereza. A prática docente expressa com ludicidade: um repensar sobre as regras do jogo educativo na escola pública. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O presente estudo buscou compreender como os princípios constitutivos de uma prática docente expressa com ludicidade contribuem para a alteração do trato com o conhecimento em turmas de 1o ciclo do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, para a qual tomamos a Etnometodologia como abordagem metodológica, por ter sido a que mais apresentou subsídios para tratarmos o nosso objeto de estudo a prática docente expressa com ludicidade. Utilizamos como procedimentos para coleta de dados a entrevista narrativa e a observação participante e, para a análise dos dados, os princípios da Etnometodologia: prática/realização, indicialidade, reflexividade, accountability e noção de membro. Com base na fundamentação dos princípios que norteiam a prática docente expressa com ludicidade, a pesquisa desvelou que: para as jogadoras-docentes, o sentido de ludicidade ainda se encontra atrelado ao jogo e à brincadeira, enquanto o significado se aproxima daquele que fundamentou todo o estudo: a busca da harmonia da razão e da sensibilidade; no processo de ensino e aprendizagem, os princípios referendados se apresentam nas diversas formas de expressão, tanto nas falas quanto nas ações dos envolvidos, de maneira simultânea e numa relação de interdependência de cujo processo emergiu o princípio respeito às regras construídas; a qualificação do processo de ensino e aprendizagem, que tem por alicerce a prática docente expressa com ludicidade, considera a razão e a sensibilidade dos jogadoresdiscentes e torna o conhecimento eficaz para a vida, alterando, sobremaneira, o trato com o conhecimento desde a base epistemológica, estendendo-se ao planejamento, à seleção, à organização e à sistematização dos conteúdos de ensino e à maneira como são apresentados aos jogadores-discentes. Além das alterações citadas, novos dados surgiram, se configuraram e se constituíram nesse processo - a aprendizagem significativa e a afetividade pelo conhecimento - os quais são relevantes e precisam ser aprofundados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4301
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3483_1.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.