Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42992

Share on

Title: O poder que as forças manipuladoras e de marketing têm, e como influenciam escolhas diante do processo decisório de consumo: uma visão de economia comportamental.
Authors: NEVES, Osvanir Kelly Silva das
Keywords: Marketing digital; Consumo - Efeito do marketing; Comportamento do consumidor; Comportamento compulsivo
Issue Date: 1-Sep-2021
Citation: NEVES, Osvanir Kelly Silva das. O poder que as forças manipuladoras e de marketing têm, e como influenciam escolhas diante do processo decisório de consumo: uma visão de economia comportamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho aborda como o marketing (principalmente o digital), a tecnologia e as redes sociais podem impactar direta e/ou indiretamente o indivíduo, causando muitas vezes ansiedade e outros fatores físico-químicos, que presumivelmente influenciam na tomada de decisões, entre elas, as decisões econômicas. Para tal, são usadas duas visões diferentes da teoria econômica acerca da tomada de decisão de consumo: o modelo tradicional e a perspectiva da economia comportamental. O pressuposto é o de que a teoria clássica do consumidor não se mostra apta a explicar sozinha o comportamento dos agentes econômicos, sendo, neste caso, necessário utilizar-se também da contribuição teórica advinda da Economia Comportamental. Há grandes indícios de que o comportamento dos consumidores por vezes não pode ser explicado apenas pelo modelo tradicional de consumo, dado que fica claro que nem todas as pessoas tomam sempre as melhores decisões econômicas, cometendo erros através de certas condutas impulsivas e outras falhas cognitivas, as quais estão ligadas a escolhas irracionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42992
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEVES, Osvanir Kelly Silva das.pdf468,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons