Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42992

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Ana Paula Sobreira-
dc.contributor.authorNEVES, Osvanir Kelly Silva das-
dc.date.accessioned2022-02-23T17:20:20Z-
dc.date.available2022-02-23T17:20:20Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.date.submitted2022-02-23-
dc.identifier.citationNEVES, Osvanir Kelly Silva das. O poder que as forças manipuladoras e de marketing têm, e como influenciam escolhas diante do processo decisório de consumo: uma visão de economia comportamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42992-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda como o marketing (principalmente o digital), a tecnologia e as redes sociais podem impactar direta e/ou indiretamente o indivíduo, causando muitas vezes ansiedade e outros fatores físico-químicos, que presumivelmente influenciam na tomada de decisões, entre elas, as decisões econômicas. Para tal, são usadas duas visões diferentes da teoria econômica acerca da tomada de decisão de consumo: o modelo tradicional e a perspectiva da economia comportamental. O pressuposto é o de que a teoria clássica do consumidor não se mostra apta a explicar sozinha o comportamento dos agentes econômicos, sendo, neste caso, necessário utilizar-se também da contribuição teórica advinda da Economia Comportamental. Há grandes indícios de que o comportamento dos consumidores por vezes não pode ser explicado apenas pelo modelo tradicional de consumo, dado que fica claro que nem todas as pessoas tomam sempre as melhores decisões econômicas, cometendo erros através de certas condutas impulsivas e outras falhas cognitivas, as quais estão ligadas a escolhas irracionais.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectConsumo - Efeito do marketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectComportamento compulsivopt_BR
dc.titleO poder que as forças manipuladoras e de marketing têm, e como influenciam escolhas diante do processo decisório de consumo: uma visão de economia comportamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4692541193931892pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3240119827665808pt_BR
dc.description.abstractxThis work addresses how marketing (especially digital), technology and social networks can directly and/or indirectly impact the individual, often causing anxiety and other physical chemical factors, which presumably influence decision-making, among them, economic decisions. To this end, two different views of economic theory about consumer decision making are used: the traditional model and the behavioral economics perspective. The assumption is that the classical consumer theory is not able to explain the behavior of economic agents on its own, and in this case, it is necessary to also use the theoretical contribution arising from Behavioral Economics. There is great evidence that consumer behavior sometimes cannot be explained by the traditional model of consumption alone, as it is clear that not all people always make the best economic decisions, making mistakes through certain impulsive behaviors and other cognitive failures, which are linked to irrational choices.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEVES, Osvanir Kelly Silva das.pdf468,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons