Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42975
Compartilhe esta página
Título: | Análise da práxis docente dos livros de química do ensino médio para os conteúdos de educação ambiental, a partir da abordagem CTSA no agreste pernambucano. |
Autor(es): | NASCIMENTO JÚNIOR, José Ijaelson do |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Educação ambiental; Ciência; Tecnologia; Livros didáticos |
Data do documento: | 12-Jul-2018 |
Citação: | NASCIMENTO JÚNIOR, José Ijaelson do. Análise da práxis docente dos livros de química do ensino médio para os conteúdos de educação ambiental, a partir da abordagem CTSA no agreste pernambucano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | A Educação Ambiental vem sendo amplamente discutida nos Livros didáticos, com o objetivo de promover a quebra de paradigmas; bem como, mudanças culturais para que as pessoas percebam a importância do cuidado com o meio ambiente. O professor nesse processo tem uma grande importância, pois precisa estar habilitado para transmitir os conceitos da Educação Ambiental, de modo a despertar nos alunos a consciência para a preservação do meio ambiente; bem como, mudanças de comportamentos que venham a modificar o futuro da sociedade, formando assim um cidadão consciente de seus atos com relação a natureza. Diante desta necessidade, vêm sendo utilizada à abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nos livros didáticos para auxiliar na contextualização dos temas da Educação Ambiental, de formar que docente e os discentes possam entender a relevância de estudar estes conteúdos, para que assim possam mudar a realidade da sociedade. A partir deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo avaliar como os livros didáticos de Química apresentam os temas de Educação Ambiental, se estes utilizam a abordagem CTSA e como os professores do Agreste Pernambucano abordam essa temática no ensino de Química. Foram selecionadas 10 coleções de livros didáticos de Química, utilizados no ensino médio nas escolas da rede particular e pública do Agreste. Após a análise das coleções, percebeu-se que todos os livros de Química abordam os conteúdos de Educação Ambiental, e em alguns livros foi utilizada a abordagem CTSA, o que sugere uma preocupação por parte dos autores em promover uma mudança de conceitos das gerações mais jovens. Com relação aos docentes entrevistados, percebeu-se que embora alguns não tenham cursado durante sua formação uma disciplina específica sobre Educação Ambiental, estes buscam abordar de modo contextualizado a temática da Educação Ambiental, pois entendem a necessidade de uma mudança progressiva na abordagem desta temática, o que garantirá a formação de gerações mais conscientes de seu papel enquanto cidadão, responsável pelo cuidado e manutenção da relação do homem com a natureza. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42975 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO JÚNIOR, José Ijaelson do.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons