Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42975

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorNASCIMENTO JÚNIOR, José Ijaelson do-
dc.date.accessioned2022-02-23T11:22:40Z-
dc.date.available2022-02-23T11:22:40Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.date.submitted2022-02-22-
dc.identifier.citationNASCIMENTO JÚNIOR, José Ijaelson do. Análise da práxis docente dos livros de química do ensino médio para os conteúdos de educação ambiental, a partir da abordagem CTSA no agreste pernambucano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42975-
dc.description.abstractA Educação Ambiental vem sendo amplamente discutida nos Livros didáticos, com o objetivo de promover a quebra de paradigmas; bem como, mudanças culturais para que as pessoas percebam a importância do cuidado com o meio ambiente. O professor nesse processo tem uma grande importância, pois precisa estar habilitado para transmitir os conceitos da Educação Ambiental, de modo a despertar nos alunos a consciência para a preservação do meio ambiente; bem como, mudanças de comportamentos que venham a modificar o futuro da sociedade, formando assim um cidadão consciente de seus atos com relação a natureza. Diante desta necessidade, vêm sendo utilizada à abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), nos livros didáticos para auxiliar na contextualização dos temas da Educação Ambiental, de formar que docente e os discentes possam entender a relevância de estudar estes conteúdos, para que assim possam mudar a realidade da sociedade. A partir deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo avaliar como os livros didáticos de Química apresentam os temas de Educação Ambiental, se estes utilizam a abordagem CTSA e como os professores do Agreste Pernambucano abordam essa temática no ensino de Química. Foram selecionadas 10 coleções de livros didáticos de Química, utilizados no ensino médio nas escolas da rede particular e pública do Agreste. Após a análise das coleções, percebeu-se que todos os livros de Química abordam os conteúdos de Educação Ambiental, e em alguns livros foi utilizada a abordagem CTSA, o que sugere uma preocupação por parte dos autores em promover uma mudança de conceitos das gerações mais jovens. Com relação aos docentes entrevistados, percebeu-se que embora alguns não tenham cursado durante sua formação uma disciplina específica sobre Educação Ambiental, estes buscam abordar de modo contextualizado a temática da Educação Ambiental, pois entendem a necessidade de uma mudança progressiva na abordagem desta temática, o que garantirá a formação de gerações mais conscientes de seu papel enquanto cidadão, responsável pelo cuidado e manutenção da relação do homem com a natureza.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleAnálise da práxis docente dos livros de química do ensino médio para os conteúdos de educação ambiental, a partir da abordagem CTSA no agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0977634724636349pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxThe Environmental Education has been widely discussed in the Textbooks, with the objective of promoting the breaking of paradigms; as well, as cultural changes so that people realize the importance of caring for the environment. The teacher in this process has a great importance, since it must be able to transmit the concepts of Environmental Education, in order to awaken in the students the awareness for the preservation of the environment; and as changes in behavior that will change the future of society, thus forming a citizen aware of his actions in relation to nature. Facing this need, the Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach has been used in textbooks to help contextualize Environmental Education issues, to train teachers and students to understand the relevance of studying that can change the reality of society. From this scenario, the present work had as objective to evaluate how the textbooks of Chemistry present the themes of Environmental Education, if they use the CTSA approach and how the teachers of Agreste Pernambucano approach this subject in the teaching of Chemistry. Ten collections of Chemistry textbooks were selected, used in high school in private and public Agreste schools. After analyzing the collections, it was noticed that all the Chemistry books deal with the contents of Environmental Education, and in some books the STSE approach was used, which suggests a concern on the part of the authors to promote a change of concepts of the generations more recently. Regarding the teachers interviewed, it was noticed that although some did not have a specific discipline on Environmental Education during their formation, they seek to approach in a contextualized way the theme of Environmental Education, since they understand the need for a progressive change in approach to this theme, which will ensure the formation of generations more aware of their role as a citizen, responsible for the care and maintenance of man's relationship with nature.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NASCIMENTO JÚNIOR, José Ijaelson do.pdf2,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons