Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42967

Compartilhe esta página

Título: Jogos africanos e o ensino de matemática: na escuta com dois professores de matemática da Educação Básica.
Autor(es): SILVA, Kaio Vinícius
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem; Africanos – Cultura – Estudo e ensino; Jogos no ensino de matemática; Educação básica
Data do documento: 25-Nov-2020
Citação: SILVA, Kaio Vinícius. Jogos africanos e o ensino de matemática: na escuta com dois professores de matemática da Educação Básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Esse presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições que os jogos africanos, em especial os da família Mancala, podem proporcionar para o Ensino e Aprendizagem da Matemática. Para tanto, discutimos alguns trabalhos que fizeram uso dessa classe de jogos em suas pesquisas. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi organizada em duas fases. Na primeira fase realizamos um mapeamento de trabalhos que discutem sobre as potencialidades do jogo Mancala em relação à Matemática, e que abordam aspectos sociais e culturais. Para responder aos objetivos específicos relacionados a esse estudo, foram escolhidos estudos e materiais que tratam da temática dos jogos africanos como ferramenta para o Ensino e Aprendizagem da Matemática, e como meio para reconhecer e valorizar aspectos culturais dos estudantes. Na segunda fase realizamos uma entrevista semiestruturada com um professor e uma professora, ambos do Ensino Básico sobre o uso de jogos africanos. Assim, nos preocupamos em investigar as contribuições, destacadas pelos autores visitados, pela nossa própria experiência e pelas respostas dos entrevistados, sobre esses jogos para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como principais resultados destacamos que conceitos/habilidades e ideias matemáticas relacionadas à sequência, agrupamento, quantificação, operações fundamentais da aritmética, probabilidade e porcentagem, são os que mais podem ser trabalhados através do uso dos jogos Mancala. Além disso, destacamos que os jogos africanos podem ser utilizados no combate ao racismo estrutural e a outras questões culturais que ainda são muito presentes no âmbito da educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42967
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Kaio Vinícius.pdf929,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons